Onze pessoas foram presas participando de uma rinha com 297 canários no município deCedro, a 400 quilômetros de Fortaleza. As prisões aconteceram na manhã deste domingo (5) em um sítio. No momento, era realizado um torneio regional de rinha com os animais. O
local era investigado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil. No local, também foram encontrados dois galos-campina, 30 gaiolas, 62 maletas pra transporte de animais e três troféus para serem dados aos vencedores da rinha.
Os 11 homens, inclusive o dono do sítio, foram levados para Delegacia Regional de Icó. De acordo com o delegado, Adriano Félix, todos os presos foram autuados por maus tratos aos animais, assinaram termos circunstanciados de ocorrência e foram liberados. O crime ambiental de maus tratos aos animais prevê pena de 6 meses a um ano de detenção.
Os animais e os materiais apreendidos foram levados pelo Ibama e serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Fortaleza, onde devem passar por quarentena para serem soltos em habitat natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário