sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ricardo III foi enterrado às pressas e com as mãos amarradas, diz estudo

Restos humanos de Ricardo III foram encontrados em vala de estacionamento (Foto: University of Leicester/Antiquity)

Um novo estudo feito pela Universidade de Leicester, no Reino Unido, revela pela primeira vez detalhes da sepultura cavada para o rei inglês Ricardo III, cujo esqueleto foi encontrado em um estacionamento da cidade em fevereiro. Segundo a pesquisa, conduzida por arqueólogos e geneticistas, o monarca – que governou o país por apenas dois anos no século 15 – foi enterrado às pressas e com as mãos amarradas. Também não foram achados sinais
de caixão nem de vestes especiais para envolver o morto.
De acordo com os autores do trabalho, liderado pelo arqueólogo Richard Buckley e publicado na revista especializada "Antiquity", as análises revelam que o monarca foi colocado em uma cova mal preparada, o que indica que os coveiros tinham pressa em sepultá-lo.
Além disso, o corpo foi encontrado em uma posição não convencional, com o tronco comprimido, e o túmulo era curto demais para receber os pés. A cova também afunila à medida que fica mais funda.
Outras evidências apontam que as mãos de Ricardo III foram amarradas e o corpo dele foi acomodado de lado, em vez de colocado no centro do sepulcro, o que sugere que não foi feito nenhum esforço para enterrar o rei adequadamente. O motivo, segundo os pesquisadores, pode ter sido a pressa ou a falta de respeito pelo falecido.
As avaliações foram feitas após as escavações, que começaram em agosto do ano passado e duraram três semanas. Antigamente, no local, funcionava uma igreja medieval.
Segundo o historiador medieval Polydore Vergil, essas descobertas estão de acordo com a versão de que Ricardo III foi enterrado sem qualquer pompa ou funeral solene.
O estudo ainda inclui observações iniciais sobre o esqueleto do rei, como um desvio grave na coluna (escoliose), traumas consistentes com ferimentos no campo de batalha e potenciais lesões ocorridas na hora da morte. Mas os resultados completos da análise óssea e dos exames de DNA serão publicados em futuros artigos, destacam os cientistas.
O dramaturgo inglês William Shakespeare imortalizou Ricardo III como um tirano corcunda que matou os dois sobrinhos para subir ao trono e que, antes de morrer, propôs trocar seu reino por um cavalo. Até agora, sabia-se apenas que o monarca havia morrido em 1485, na batalha de Bosworth Field, perto de Leicester, e que com sua morte foi encerrada a Guerra das Rosas.
Do G1, em São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo