sábado, 22 de dezembro de 2012

Ministério da Integração inicia nova etapa de transposição de água no CE

obras de transposição  (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assina nesta sexta-feira (21) a primeira ordem de serviço do lote 5 do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Jati, no inteiror do Ceará, com investimento de R$ 95,1 milhões. Para o início das obras, cerca de
200 trabalhadores devem ser contratados.
O ministro da Integração Nacional também irá vistoriar as obras do maior túnel da América Latina para o transporte de água, o Cuncas I, do lote 14, em Mauriti, e a Vila Produtiva RuralVassouras, em Brejo Santo, ambas cidades do Ceará. Essas obras fazem parte do Eixo Norte do projeto e vão beneficiar mais de 7 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Em agosto deste ano, o governo do estado do Ceará havia assinado a ordem de serviço do lote 5 das obras de transposição das águas do Rio São Francisco, na cidade de Mauriti, no interior do estado. Segundo o governo do estado, mil vagas estão abertas para os operários da obra, priorizando trabalhadores das cidades de Jati, Brejo Santo e Mauriti.
A obra
A obra de transposição do Rio São Francisco tem investimento previsto de R$ 6,8 bilhões. A previsão é de levará água a doze milhões de pessoas que vivem em regiões de seca emPernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará.

O projeto foi dividido em 14 lotes e a maior parte ficou com os consórcios das construtoras. Os trechos que ficaram sob a responsabilidade do Exército estão quase prontos. Neles, no ano passado, o avanço foi três vezes maior que o das empreiteiras no Eixo Norte e cinco vezes maior no Eixo Leste.
Em Cabrobó (PE), os soldados finalizam a barragem de Tucutu. Quando tudo estiver pronto, os militares vão terminar de retirar as plantas de uma área que tem o tamanho equivalente ao de 480 campos de futebol e será transformada em um imenso reservatório com capacidade para acumular quinze bilhões de litros de água.
Do G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo