quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Estudante brasileiro morre em lago congelado na Rússia

O estudante Henrique Vasques, que cursava medicina na Rússia (Foto: Reprodução / Arquivo pessoal)

Um estudante brasileiro que cursava medicina na Rússia morreu na última segunda-feira (2) quando patinava com um amigo num lago congelado na cidade de Kursk, a 456 km de Moscou.

O paulistano Henrique Vasques de Haro, de 21 anos, já estava voltando para casa quando, segundo amigos, o gelo se rompeu. Ele e o também brasileiro Rafael Lusvarque caíram na água e tentaram nadar até a borda.
De acordo com Jemerson Fabio Gomes de Souza, amigo dos brasileiros, um policial que passava pelo local ajudou a retirar os dois da água. Rafael foi hospitalizado mas Henrique, que já estava inconsciente devido ao frio, não resistiu.
Segundo Jemerson, a família enfrenta agora a burocracia para repatriar o corpo do estudante, que era ex-tenente de Cavalaria no Brasil. “Estamos tentando intermediar a situação, mas está cada vez mais difícil, aumentando ainda mais o sofrimento da família, que recebe notícias divergentes”, relata.
A assessoria de imprensa do Itamaraty informa que a embaixada brasileira em Moscou está em contato com autoridades russas para providenciar a repatriação do corpo do estudante. O problema, segundo a assessoria, é que a expedição de alguns documentos necessários, como o atestado de óbito, tem demorado devido ao feriado de Ano Novo, que na Rússia se estende até o dia 9.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo