Uma chuva rápida, mas que causou muitos estragos em Sobral. Foi o que aconteceu na tarde de ontem. Choveu menos de dez milímetros, mas, devido aos fortes ventos (velocidade superior a 50 quilômetros por hora), a água derrubou árvores, telhados, estruturas metálicas e fios de alta tensão.
Não foi registrada pela Defesa Civil Municipal nenhuma morte, nem desabrigo ou desalojamento.
Não foi registrada pela Defesa Civil Municipal nenhuma morte, nem desabrigo ou desalojamento.
Populares informaram a ocorrência de chuva de granizo na cidade. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não descarta a possibilidade, no entanto, a confirmação só acontecerá durante o trabalho de observação que será realizado na manhã de hoje.
De acordo com o meteorologista Namir Melo, imagens de satélite mostraram a formação de nuvens do tipo "cumulonimbus" (nuvens de desenvolvimento vertical bastante intensa) entre 16h e 17h. Este tipo de nuvem está associado a pancadas de chuvas fortes, raios, relâmpagos, trovoadas e à possibilidade de formação de granizo.
Conforme Namir, o fenômeno já ocorreu outras vezes na região. Segundo ele, as nuvens se desenvolvem verticalmente devido à grande presença de montanhas e de uma massa de ar quente e, quanto mais alto ela for, menor é a temperatura dentro desta nuvem, ocasionando o congelamento das gotículas e a formação das bolas de gelo.
Incidentes
O integrante da Defesa Civil de Sobral, subtenente Marcos Costa, informou que foram atendidas, pelo menos, 20 chamadas de quedas de árvores na cidade, principalmente mangueiras, fios de eletricidade, estruturas metálicas e telhados.
As principais ocorrências foram registradas nos bairros Terrenos Novos, Junco e na área da Vila Olímpica Ministro Ciro Gomes. Uma grande estrutura metálica, a coberta de uma quadra da futura Vila Olímpica Ciro Gomes veio abaixo, assim como a coberta de uma quadra de esportes no anexo do Estádio Plácido Castelo, no bairro Junco. Caiu também o teto do galpão da empresa Capasa.
"Felizmente, não tivemos nenhuma vítima humana. Só tivemos mesmo danos materiais", ponderou Marcos Costa. A Defesa Civil está de prontidão em Sobral, uma vez que a previsão da Funceme é de mais chuvas nos próximos dias para a cidade da Zona Norte cearense.
A chuva de ontem à tarde, que durou cerca de 20 minutos, foi acompanhada de trovões e relâmpagos, o que assustou os moradores, que por volta das 16h, quando caiu a precipitação, preferiram ficar em casa. Ontem pela manhã, foram registradas chuvas finas sem danos maiores em Amontada, Itapipoca, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Morrinhos e Santana do Acaraú.
A Funceme informou que lançará a divulgação do prognóstico da quadra chuvosa no próximo dia 20 de janeiro, na sede da própria entidade.
Fonte:LAURIBERTO BRAGA E RENATO BEZERRA
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:
Postar um comentário