quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cid inaugura obra que homenageia Juraci Magalhães


O governador Cid Gomes (PSB) e o secretário das Cidades Camilo Santana (PT) inauguram na manhã de ontem o residencial Juraci Magalhães, no bairro Canindezinho. O conjunto residencial faz parte do Projeto Maranguapinho, que até 2012 deve beneficiar 9.500 famílias. Adversário político do ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães (PMDB), Cid Gomes reconheceu a obra deixada pelo ex-prefeito e disse que apesar dos “embates, que são naturais da política”, a obra “é uma homenagem a uma pessoa que fez muito por Fortaleza”.

Durante a terceira administração de Juraci Magalhães (2000 a 2004), Cid Gomes, então prefeito de Sobral, chegou a dizer que estava inadimplente com o IPTU de Fortaleza por não saber para onde iria o dinheiro. Mas o próprio Juraci disse, à época, que não guardava rancor da declaração. Ontem, no entanto, Cid fez questão de destacar a obra do ex-prefeito.

“Eu nunca fui do mesmo partido do Juraci, nunca o apoiei, (mas) ele foi vice (prefeito) do Ciro (Gomes)”, disse o governador. “Mesmo preservadas as nossas diferenças políticas, só um cego será incapaz de reconhecer a obra que o Juraci fez em Fortaleza. O IJF (Instituto Doutor José Frota) foi feito pelo Juraci. Todos esses viadutos que existem em Fortaleza hoje foram feitos pelo Juraci. A Via Expressa foi feita pelo Juraci. Enfim, todos sabem a grande obra que fez o ex-prefeito Juraci Magalhães. (...) É uma homenagem merecida, justa. Lembrar e tornar eterna a sua memória colocando o seu nome nesse conjunto”.

Além do governador, muitos moradores, que já estão no residencial há aproximadamente 15 dias, consideraram justa a homenagem. Juraci é lembrado principalmente pela construção de terminais de ônibus, como ressalta a vendedora Vera Maria de Oliveira, 60. “Foi um prefeito muito bom. E fez os terminais de ônibus”, disse o auxiliar de serviços, Raimundo Nonato, 42.

A doméstica Francisca Patrícia, 25, reclama que as escolas públicas do bairro Canindezinho não estão aceitando os novos alunos que se mudaram para o conjunto. “As crianças que estudavam em Maracanaú não estão conseguindo vagas nas escolas Florival Alves e Osires Pontes (municipais) e São Francisco de Assis (estadual). Estão botando a maior burocracia. As crianças que moravam longe daqui agora não têm colégio”.

Perfil

Juraci Magalhães
Nascido em 12 de fevereiro de 1921, Juraci Magalhães foi prefeito de Fortaleza entre os anos de 1990 e 1993, quando assumiu por ser vice-prefeito de Ciro Gomes - eleito governador pelo PSDB -, e entre 1997 e 2004. Em 1993, após romper com Ciro e Tasso Jereissati (PSDB), lançou Antônio Cambraia (PMDB), seu secretário de Finanças, como sucessor. E concorreu, sem sucesso, ao Governo do Estado. A gestão de Juraci foi marcada por grandes obras. Juraci construiu os primeiros viadutos de Fortaleza, a Via Expressa, o Instituto Doutor José Frota (IJF) - hospital então com a maior emergência do Estado - implantou alguns terminais de ônibus, e construiu o aterro da Praia de Iracema. Em 2006, fora do poder, tentou se eleger deputado federal, mas não foi eleito. Desde o início do último mandato Juraci enfrentava um câncer no pulmão. Apesar do tratamento, a doença não regrediu e houve metástase para o fígado Juraci morreu no dia 21 de janeiro de 2009, aos 77 anos.

Bruno Cabral
brunocabral@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo