A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza caiu de 9,4% para 8,7% entre agosto e setembro, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira (31) pelo governo do estado.
A estimativa do número de desempregados, segundo a pesquisa, é de 160 mil pessoas, 12
mil a menos que no mês anterior. Ainda de acordo com a pesquisa, diminuiu também o tempo médio de procura por trabalho de 31 semanas, em agosto, para 29 semanas, em setembro.
“Nos últimos 12 meses, a redução em cinco semanas foi significativa. Em dezembro de 2008, quando apresentamos a primeira PED, a duração média de procura de trabalho pelos desempregados da RMF era de 46 semanas,” analisa o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Trabalho (IDT) De Assis Diniz.
Queda no setor público
No setor público, houve redução (-4 mil ou -2,8%). O trabalho autônomo diminuiu (-6 mil ou -1,4%) e cresceram os contingentes de ocupados no emprego doméstico e no agregado demais posições.
O emprego no setor privado cresceu 2% de agosto a setembro (18 mil vagas ocupadas a mais), mantendo trajetória de crescimento pelo quarto mês consecutivo, resultado do aumento no emprego com carteira assinada (9 mil ou 1,3%) e no emprego sem carteira (9 mil ou 4,5%).
Do G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário