sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Chef de cozinha do Paraná cria versão 'Copa do Mundo' para pastéis

Para ficarem colorido, chefe de cozinha usa corante natural e comestível (Foto: Rubiane Mello/Arquivo Pessoal)

Para receber os milhares de turistas de todo o mundo que virão ao Brasil para assistir a Copa do Mundo, em 2014, uma pastelaria de Toledo, no oeste do Paraná, começa a inovar. A invenção de um pastel colorido, com as cores das bandeiras dos países que devem participar do evento, já faz sucesso.
Os países que participarão da Copa do Mundo ainda não foram definidos. Apenas o Brasil já
está automaticamente oficializado por ser País sede da Copa. Os outros serão classificados em 2013.
O experimento foi feito na terça-feira (20) e o resultado agradou, de acordo com Sheila Melo, proprietário do estabelecimento e chef de cozinha. “Foi um desafio (...). Eu já fiz a bandeira da Itália, do Brasil, da Argentina. Tem alguns países que é difícil de fazer, mas as cores eu vou usar”, contou.
Para a massa ficar colorida, Sheila explica que é colocado um corante natural e comestível na massa. Depois, são feitas várias tiras coloridas e grudadas umas nas outras. “A gente passa pelo cilindro e as tiras ficam juntas”, disse.
Mesmo fazendo a experiência quase dois anos antes da Copa, Melo diz que só vai preparar para vender no período do mundial. Até lá, vai pesquisar outros recheios e criatividades para marcar o evento.
Para a chef de cozinha, fazer o pastel colorido dá um pouco mais de trabalho, mas considera que é fácil preparar. “Para mim, tudo é fácil. Eu não vejo muita dificuldade".
Pastel de 5kg alimenta de 15 a 20 pessoas, segundo a chef (Foto: Rubiane Mello/Arquivo Pessoal)
Os pasteis coloridos não foram a primeira invenção da pastelaria. Em 2008, com 4,6 kg, a mesma pastelaria recebeu um título de recorde do maior pastel do Brasil, segundo o instituto de pesquisa e auditoria RankBrasil. Até agora, nenhum outro pastel quebrou o recorde. “Nós já fizemos um pastel maior aqui, mas ainda nem divulgamos”, argumentou.
Segundo Sheila Melo, muitos clientes vêm de outras cidades só para experimentar o pastel gigante. “Eu tenho um tamanho médio de 2 kg, que é mais comercial. Esse de 4 kg eu vendo, mas vende menos porque é muito grande. Precisa de 15, 20 pessoas para comer ele”, assegurou.
Para atrair clientela, a empresa também faz, há sete anos, pastéis em formato de animais. De acordo com Melo, a atração não é só para as crianças. “É muito engraçado, mas abrange geral. A gente nunca conseguiu tirar do cardápio”, festeja.
A chef de cozinha diz que pensa em coisas inovadoras para atrair clientes, mas, também, porque tem “paixão” pelo o que faz”. “Isso me motiva muito para estar sempre inovando, buscando desafios”, disse.
Cassiane SeghattiDo G1 PR




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo