Um adolescente de 18 anos de Juazeiro do Norte, interior do Ceará, foi internado no Hospital Regional do Cariri por uso de anabolizantes, segundo o hospital. De acordo com a mãe do jovem, Cícera Luíza,
o garoto usava os produtos indevidos sem o conhecimento da família.
"O cabelo começou a cair, ele também reclamava muito de dores", diz Cícera, sobre os efeitos que o filho sentia por uso de anabolizantes. A mãe diz também que o filho apresentava comportamento agressivo nos últimos dias e tinha muito apetite.
O adolescente esteve internado de quarta-feira (18) a domingo (22). Ele recebeu alta neste fim de semana e se "recupera lentamente", segundo o hospital. De acordo com o médico endocrinologista Walter Carvalho, do Hospital Regional do Cariri, o uso de anabolizante pode causar efeitos colaterais e até levar a morte.
"Essa é uma medicação que não isenta de efeitos colaterais, muito pelo contrário, existem sérias reações adversas que podem levar a morte", diz o médico.
O uso de anabolizante é perigoso e a comercialização é ilegal. Para educador físico Tiago Salviano, as pessoas procuram os medicamento em busca de um "corpo físico perfeito", mas os riscos "não valem a pena". "Alguns usam considerando somente os benefícios, que seriam grande força. Mas os efeitos colaterais chamam bem mais atenção, é certo que causa queda de cabelo, aparecimento de acnes, impotência sexual". Salviano recomenda boa alimentação, exercícios e descanso no lugar de anabolizante.
Fonte:G1 CE, com informações da TV Verdes Mares Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário