terça-feira, 24 de abril de 2012

Desempregado americano é o maior editor da Wikipedia no mundo -- e não ganha para isso

Desemprego, o americano Justin Knapp alcançou a marca de 1 milhão de edições na Wikipedia

Justin Knapp, 30, poderia ser apenas um americano vítima da crise e que tem se sustentado com empregos temporários. Porém, Knapp, que vive em Indianapolis (Indiana), é o maior editor da Wikipedia do mundo. Em sete anos, ele editou um milhão de artigos na enciclopédia virtual colaborativa – entenda edição como criação de novos e a alteração de artigos já existentes – sem ganhar um centavo.
A título de curiosidade, para alcançar a marca de Knapp,
uma pessoa teria que passar os próximos sete anos da vida alterando cerca de 390 artigos por dias, sem pausas no fim de semana. A data exata em que o americano alcançou a marca de 1 milhão de artigos foi  20 de abril (clique aqui para ver a lista com os maiores editores da Wikipedia). Na ocasião, os editores da Wikipedia o parabenizaram e até chegaram a dizer que era o “Dia do Justin Knapp” (Justin Knapp’s Day). Até Jimmy Wales, fundador da enciclopédia virtual, parabenizou publicamente o editor pelo feito.
Atualmente desempregado, o americano sobrevive fazendo bicos de entregador de pizza, trabalhando como babá ou cortando grama em seu bairro. Apesar dos trabalhos temporários, Knapp é formado em filosofia e ciências políticas pela Universidade de Indiana.
Questionado pelo UOL Tecnologia sobre o motivo que o levou a editar tantos artigos, Knapp diz que usar a Wikipedia para ele é como um hobby. “Editar na Wikipedia é uma atividade de lazer relaxante, mas também é uma forma que eu posso expressar alguns valores que são importantes para mim”, disse. Acompanhe a seguir os principais trechos da entrevista por e-mail com o maior editor da Wikipedia do mundo:
UOL Tecnologia: O que você faz da vida?
Justin Knapp: Eu estava trabalhando como entregador de pizza, mas eu perdi meu emprego recentemente. Ultimamente, tenho feitos pequenos trabalhos cuidando de crianças, cortando grama, etc.
UOL Tecnologia: Você, inicialmente, editava anônimo na Wikipedia. Por que você se cadastrou formalmente no site?
Knapp: Eu decidi ter um login para que eu pudesse ter alguma atribuição pelas minhas edições. Dessa forma, alguém pode mostrar que é o responsável em adicionar novos conteúdos. Eu também quis ter um perfil em função de valores políticos e eu queria deixar claro que eu tinha certos valores
UOL Tecnologia: Com qual frequência você edita arquivos na Wikipedia? Você tem alguma preferência de período para começar a editar?
Knapp: Eu edito artigos quase todos os dias e na maioria das vezes começo à noite. Geralmente, vou dormir de manhã e acordo por volta do meio-dia.
UOL Tecnologia: Dos artigos que você escreveu, quais você sente orgulho de ter feito?
Knapp: Eu tenho muito orgulho do artigo que fiz sobre a bibliografia de George Orwell (disponível em inglês) e do artigo sobre o álbum “Everything That Happens Will Happen Today” [fruto de uma colaboração entre David Byrne e Brian Eno]. Eu me empenhei muito nesses dois artigos. Pra mim, eles são contribuições de alta qualidade.
UOL Tecnologia: O que o motiva a editar artigos na Wikipedia sem ganhar nada?
Knapp: Editar na Wikipedia é uma atividade de lazer relaxante, mas também é uma forma que eu posso expressar alguns valores que são importantes para mim como: compartilhamento, conhecimento, comunidade, liberdade e igualitarismo. Penso da seguinte forma: se eu tenho um hobby que eu gosto e eu também posso expressar quem eu sou, isso é ótimo.
UOL Tecnologia: Após o anúncio que você é o maior editor da Wikipedia, alguma coisa mudou em sua vida? Você já está popular onde você mora?
Knapp: Eu fui inundado com pedidos de entrevista nos últimos dois dias. Em um ou dois dias isso vai acabar, mas ao mesmo tempo, considero o momento positivamente surreal.
UOL Tecnologia: Você tem uma média de 390 arquivos editados por dia nos últimos 7 anos. Você se considera um viciado em Wikipedia?
Knapp: Eu uso muito a internet, especificamente a Wikipedia. Definitivamente, eu não aconselharia a ninguém editar da forma que eu faço – com certeza, há formas melhor de gastar o tempo. Mas é o que eu disse: é isso que me diverte e algo que eu me sinto bem em fazer. Por isso tenho tanto orgulho por contribuir.
UOL Tecnologia: Um estudo recente diz que seis em cada dez artigos da Wikipedia contêm erros de informação. O que você acha disso? Você considera a Wikipedia uma fonte confiável de informação?
Knapp: A Wikipedia é tão confiável quanto suas fontes, que é o que ocorre com todo tipo de publicação. A enciclopédia virtual não publica estudos inéditos, então depende de cada editor inserir as reivindicações e observações dos leitores para checar a precisão.  Você não deveria confiar ou desconfiar de algo só por estar na Wikipedia: o leitor deve acessar as fontes.
Fonte:Guilherme Tagiaroli
Do UOL, em São Paulo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo