segunda-feira, 26 de março de 2012

Irmão de atirador francês é acusado de cumplicidade nos crimes

Imagem liberada pela rede de TV France 2 mostra rosto do suposto atirador de Toulouse (Foto: AP/France 2) 

O irmão do autor dos tiroteios em Toulouse, na França, foi indiciado neste domingo (25) por cumplicidade em assassinatos. Abdelkader Merah, de 29 anos, também foi indiciado por roubo em grupo de uma motocicleta, veículo utilizado para cometer os crimes.

Mohammed Merah admitiu ter matado três crianças judias, um rabino e três soldados, em três ataques separados. Na quinta-feira (22), ele foi foi morto com tiro na cabeça ao tentar fugir pela janela do seu apartamento, em Toulouse, após 30 horas de cerco da polícia francesa.
Abdelkader Merah, irmão mais velho de Mohammed, foi preso na terça-feira (20) e transferido para Paris no sábado (24). Uma fonte policial disse que numa audiência a portas fechadas em Toulouse Abdelkader se declarou "orgulhoso" das matanças do irmão e admitiu tê-lo ajudado a roubar a scooter utilizada em todos os crimes.
Mas ele negou ter conhecimento dos planos assassinos do irmão, acrescentou a fonte.
A mãe de Mohammed e Abdelkader também foi detida para interrogatório. Segundo seu advogado, ela está devastada pela culpa e se pergunta como poderia ter impedido Mohammed de cometer os assassinatos. Ela disse que não sabia dos planos do filho.
Explosivos
De acordo com o promotor público que conduz o caso, a polícia encontrou explosivos em um carro de propriedade de Abdelkader. Ele já era conhecido dos serviços de segurança por ter ajudado a levar clandestinamente militantes islâmicos para o Iraque, em 2007.
O chefe do setor de inteligência francês, Bernard Squarcini, declarou na sexta-feira (23) ao diário Le Monde que não há evidências de que Mohamed Merah pertencesse a alguma rede extremista islâmica e que aparentemente ele se tornou um fanático que agiu sozinho.
Mas os investigadores ainda estão tentando verificar se Mohamed Merah, francês de origem argelina, teve algum apoio ideológico ou logístico ou de fato era apenas um "lobo solitário".
Fonte:G1, com agências internacionais* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo