quinta-feira, 29 de março de 2012

Vacina contra a dengue começa a ser testada



A Secretaria de Estado da Saúde inicia até junho os testes da vacina contra a dengue em humanos. No próximo mês, o Instituto Butantan começa a recrutar 300 voluntários com idades entre 18 e 50 anos para dar início aos ensaios clínicos. 

Segundo a secretaria, a pesquisa vai avaliar a segurança e a eficácia da vacina tetravalente na proteção contra o vírus. A expectativa é que ela proteja contra os quatro tipos da doença após a administração de apenas uma dose. Apesar do início dos testes, a vacina só estará disponível para a população daqui a três anos.

Os resultados dos testes serão obtidos no primeiro ano de análises, mas todos os voluntários serão acompanhados por um período de cinco anos após a vacinação. Hoje, não há vacina que evite a transmissão da doença e o único método de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Neste ano os registros de dengue em Marília caíram 33,3% no comparativo com o mesmo período de 2011. Até agora foram registrados seis casos autóctones (contraídos no município), ante nove no ano passado. Na contagem dos casos leva-se em consideração apenas os registros autóctones, já que os em trânsito e os importados são contabilizados em suas cidades de origem.

Os casos da doença neste ano foram registrados nos bairros Santa Antonieta, Jardim Bandeirantes, Jardim Julieta, Nova Marília, Chico Mendes e Jardim Planalto.
 
Ações/A Secretaria Municipal da Saúde promove até sexta-feira (29), dia 30, das 8h às 12h, no terminal rodoviário urbano, intensificação no trabalho de orientação da população em relação à dengue. No último levantamento do índice larvário, a cidade obteve valor 1,8, enquanto o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, é menor que 1.

Fonte:Rede bom Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo