segunda-feira, 22 de julho de 2013

Sobe para 73 o número de mortos após terremotos na China


Pelo menos 73 pessoas morreram nesta segunda-feira (22)em dois terremotos em uma região montanhosa e de difícil acesso da província chinesa de Gansu, no noroeste do país.
"O número de mortos no violento tremor chega a 73", comunicou o governo da cidade de Dingxi, na província de Gansu, onde se localizam os distritos mais afetados pelo terremoto.

O primeiro tremor ocorreu às 7h45 locais (20h45 de Brasília) a uma profundidade de 9,8 quilômetros, informou o serviço geológico americano (USGS).
Pouco depois, às 9h12 locais, um segundo tremor de 5,6 graus de magnitude atingiu a mesma região, com um epicentro a 10,1 quilômetros de profundidade, acrescentou o USGS.
"Mais de 21 mil edifícios ficaram gravemente danificados e outros 1.200 desabaram", informou à France Presse um funcionário do serviço sismológico de Gansu.
Esta província de Gansu, uma região montanhosa com grandes zonas desérticas, é uma das menos povoadas da China, embora Dingxi abrigue 2,7 milhões de habitantes concentrados em fazendas e povoados.
Um morador do distrito de Min, onde se situou o epicentro, que estava trabalhando em uma fábrica quando ocorreu o tremor, explicou à AFP que viu vários edifícios desabarem.
"Estava na oficina, notei uma grande sacudida e fui correndo ao pátio da fábrica", explicou este homem chamado Ma. "Quando cheguei ao pátio vi um edifício de 19 andares, o mais alto de nosso distrito, que balançava violentamente, sobretudo o último andar", acrescentou.
No distrito de Min, mais de 200 pessoas ficaram feridas nas sete zonas afetadas pelos terremotos, segundo explicou à AFP um funcionário do comitê do Partido Comunista do distrito chamado He, que não forneceu seu sobrenome.
No distrito vizinho de Zhang, 380 edifícios desabaram e outros milhares ficaram danificados, indicaram as autoridades de Dingxi. Segundo a agência Xinhua, 13 pequenas localidades ficaram sem telefone e uma parte da região não tem eletricidade.
mapa terremoto china 22/7 (Foto: 1)
As imagens da rede de televisão pública CCTV mostraram povoados rurais cheios de escombros.
Cerca de 500 soldados, 120 deles especialistas em operações de resgate, se dirigiam à região afetada pelo tremor, indicou o site de informação 163.com.
Segundo as previsões meteorológicas, irão ocorrer fortes chuvas na região nas próximas horas, o que pode complicar muito o trabalho dos socorristas em um território muito montanhoso.
Também foram enviadas à região 500 barracas e 2.000 cobertores, indicou a agência Xinhua.
O tremor foi sentido em Lanzhou, a capital de Gansu, e inclusive em Xi'An, a capital da província vizinha de Shanxi.

Os terremotos são frequentes no oeste da China e em abril um tremor de magnitude 6,6 provocou a morte de 200 pessoas em Sichuan, o mesmo local onde em 2008 outro tremor de 8 graus de magnitude provocou a morte de 90.000 pessoas.
Em abril de 2010, um terremoto de magnitude 6,9 na província ocidental de Qinghai (planalto tibetano) causou a morte de quase 2.700 pessoas.
A província de Gansu, uma região montanhosa com grandes zonas desérticas, é uma das menos povoadas da China, embora Dingxi abrigue 2,7 milhões de habitantes concentrados em fazendas e povoados.
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo