O forte calor que atinge a Europa durante o verão seduziu alguns brasileiros que resolveram fugir da onda de frio que avançou sobre o País durante as últimas semanas. Na Espanha, por exemplo, a reportagem do G1 encontrou vários brasileiros aproveitando para pegar um sol e curtir as paisagens das praias de Barcelona. Todos, porém, garantem que se
surpreenderam com o que encontraram em La Barceloneta: a moda do topless.
A praia artificial de La Barceloneta é uma das mais procuradas do hemisfério norte durante o verão. Ela faz parte do Distrito de Ciutat Vella, no Centro de Barcelona, e todo o bairro é construído ao redor de uma zona marítima bastante moderna. Milhares de moradores e turistas passam pelo local por dia, aproveitando os bares, baladas e praticando esportes na faixa de areia do local, onde também é possível alugar algumas cadeiras dos comerciantes locais.
Uma das brasileiras que ficou espantada com a 'liberdade' das espanholas na praia foi Annelise Klein. A estudante passa férias em Barcelona com o namorado, que é português, e com a irmã. "As praias são muito diferentes e, com certeza, prefiro as do Brasil. Mas o verão é bom e é parecido. Só achei o topless muito estranho. É a primeira vez que vemos. A questão é que acostuma. É só pensar que é carnaval todo dia", brinca.
Já o geólogo Lázaro Laut, do Rio de Janeiro, acredita que apesar de serem uma atração turística, as praias de Barcelona não são mais bonitas que as cariocas. "No Rio de Janeiro as pessoas são mais bonitas. Mas aqui tem uma coisa boa. A liberdade é muito maior e as pessoas fazem o que querem. O engraçado do topless é que todo mundo faz. Aqui não existe a vaidade com a forma física como estamos acostumados a ver no Brasil", explica.
Caminhando pela área de concreto, localizada antes da faixa de areia, o arquiteto Alexandre Rabello tentou explicar porque as praias de Barcelona vivem lotadas praticamente todos os dias durante o verão. "O calor é surpreendente. É constante dia e noite. Mesmo quem é brasileiro sofre com o calor. Acho que o calor é justamente o segredo e, por isso, a mídia considera as praias daqui uma das melhores do hemisfério norte durante o verão. Vim para conhecer e vamos ficar seis dias por aqui", finaliza.
No ano passado, Barcelona recebeu 7,44 milhões de turistas - 0,7% a mais que no ano anterior, com destaque para o crescimento de visitantes estrangeiros, que passou de 5,62 milhões para 5,81 milhões. A maior parte deles vêm dos Estados Unidos (cerca de 635 mil), seguido do Reino Unido. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, dos 370 mil brasileiros que visitaram a Espanha em 2012, cerca de 37% visitaram a região da Catalunha.
Alexandre Lopes e Lincoln ChavesDo G1, em Barcelona
Nenhum comentário:
Postar um comentário