sexta-feira, 19 de julho de 2013

No CE, 3,2 mil alunos do Pronatec são formados com presença de Dilma

Dilma participa de formatura de alunos do Pronatec ao lado do governador do Ceará, Cid Gomes  (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Na tarde desta quinta-feira (18), a presidente Dilma participou da formatura de 3.207 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do Plano Brasil Sem Miséria (Pronatec Brasil Sem Miséria). A solenidade foi realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza. A presidente Dilma, a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome,
Tereza Campelo, o governador Cid Gomes e prefeito Roberto Cláudio entregaram os diplomas para alguns dos formandos do programa.
Lúcia Maria Rodrigues Teixeira, de 56 anos, foi uma das formandos desta quinta-feira (18). Ela é do município de Caucaia, a 16km de Fortaleza, e fez o curso de camareira, limpeza e hospedagem. “Nunca tive experiência. Facilita muito caso eu trabalhe como diarista, em hoteis e pousadas. Me sinto mais preparada”. Uma colega de curso de Lúcia foi uma dos formandos que subiu ao palco para ter a carteira assinada por um dono de hotel de Fortaleza. “A gente fica com esperança, né?”, complementa Lúcia.
Durante a solenidade, a presidente, o governador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza foram recebidos com aplausos e sem manifestações. Dilma distribuiu beijos entre os convidados e participantes. Antes das entregas dos diplomas de alguns formandos no palco, três produtores rurais assinaram um termo de adesão com o MDS e o Governo de Estado para desenvolvimento de projetos em atividades rurais. O programa Brasil Sem Miséria vai destinar R$ 48 milhões para mais 20 mil famílias rurais cadastradas no programa Bolsa Família.

Programas sociais
No discurso da tarde, Dilma não tropeçou ao falar o nome do prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, mas confundiu o cargo do deputado federal José Guimarães, chamando-o de senador. A presidente reforçou a importância do Bolsa Família. “O Bolsa Família continuará sendo pago enquanto houver um brasileiro, uma brasileira que precise dele. Esse é o compromisso do meu governo e foi o compromisso do governo Lula. Somente quem não conhece o Bolsa Família é capaz de criticar o Bolsa Família”, disse.

Os dez municípios participantes do Pronatec Brasil sem Miséria são Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Maranguape, Maracanaú, Pacajus e São Gonçalo do Amarante. A maioria dos formandos desta quinta-feira (18) foi capacitada no curso de auxiliar administrativo, com 427 participantes. Em seguida, vem auxiliar de recursos humanos, com 233 alunos, costureiro industrial de vestuário, 196, manicure e pedicure, 171. Outros cursos mais procurados foram recepcionista em meios de hospedagem, representante comercial, auxiliar de crédito de cobrança, operador de computador e fotógrafo.
No Ceará, o Pronatec Brasil Sem Miséria é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). De acordo com o Governo do Estado, um total de 30.626 pessoas foram capacitadas profissionalmente em 2012 e 2013. O público-alvo são pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família. Para 2013, segundo a STDS, são disponibilizadas 27 195 vagas para os cursos de capacitação.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo