quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cid quer parceria com Polícia Federal para combater tráfico de droga no CE

Governador Cid Gomes conversa com internautas em redes sociais (Foto: Reprodução/TwitCam)

O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou nesta quarta-feira (24) que vai procurar parceria com a Polícia Federal para tentar reduzir índices de criminalidade no estado. “Estamos vendo um conjunto de ações, procurando trazer a Polícia Federal para identificar os narcotraficantes e fazer uma limpa nisso aí. As pessoas podem colaborar denunciando, colaborando, para a
redução dos indicadores de homicídios e assaltos”, afirmou o govenador, durante conversa com internautas pela rede social TwitCam.
O governador reconheceu o aumento da criminalidade no estado, especialmente de roubos e homicídios, e afirma que o crescimento da insegurança se deve ao tráfico de drogas, que chegou “tardiamente” ao Nordeste, em relação a estados da região Sul do país. “Há um fenômeno tardio no Nordeste em relação ao tráfico de drogas, a grande maioria dos crimes tem relação com o tráfico de drogas”, afirmou.
Em relação à afirmação do irmão Ciro Gomes, que disse que os protestos contra as obras do Acquário Oceânico e viaduto no Cocó são feitos por “maconheiros”, Cid criticou o vereador João Alfredo (Psol), que defende os atos. “O Ciro tem seu estilo. O Ciro é o Ciro, eu sou eu, mas há muita manipulação da boa fé, da ingenuidade de algumas pessoas. Se a gente fizesse tudo o que o João Alfredo queria Fortaleza não teria água”, diz. O vereador João Alfredo defende que as obras do Acquário Oceânico são “excessivamente” caras (avaliada em US$ 150 milhões) e que não é prioridade para o estado.
Cid ainda leu na rede social, em vídeo transmitido para cerca de 330 pessoas, a mensagem de um manifestantes que dizia “Cid ditador”. “Ditador por quê? Se tem uma coisa que eu não tenho vocação para ser é ditador, sempre procuro ouvir as pessoas antes de tomar decisão”, afirmou.
Ele defendeu também a obra da prefeitura de Fortaleza que cria viaduto sobre o cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, que vai derrubar 94 árvores no Parque Ecológico do Cocó. A derrubada gerou polêmica, e um grupo de manifestantes acampa na região do desmatamento para evitar a continuidade da obra. Nesta quarta-feira, a Justiça derrubou a liminar que impedia a continuidade das obras.
Protestos para a Copa
"Essas manifestações não eram contrárias à Fifa. Acho que o Brasil, quando se mobiliza, ele atinge um objetivo. Acho que as pessoas se inquietam porque não  há uma matriz de responsabilidade da segurança, da educação, da saúde. Isso mobilizou os grandes eventos, depois vieram os eventos partidários, no Rio de Janeiro teve até um evento de marginais. Eu acho que é muito provável acontecer outros protestos na Copa do Mundo. Até porque vai estar toda a imprensa internacional. Agora é inegável que o Brasil avançou muito nos últimos anos, estamos na iminência de eliminar a miséria, isso não é pouca coisa."

Mais médicos
"Já fui prefeito no interior e sei a dificuldade que é contratar médicos. Tem municípios com distritos distantes, com problemas de transporte, sem infraestrutura boa, eu sei qual é a dificuldade. A prioridade tem que ser de médicos daqui, mas se não houver oferta, tem que trazer médicos do exterior. Em Sobral, mesmo nós trouxemos médicos de Cuba. Isso não vai tirar mercado de ninguém os médicos não devem se preocupar. A gente tem que formar mais médicos, mas há uma necessidade hoje."

"A outra parte polêmica também sou a favor. O médico formado em escola pública deve à população um retorno disso. A sociedade investiu para que ele se formasse em uma profissão tão digna quanto a de médico. Talvez haja falta de diálogo, mas na essência as medidas são boas", disse.
Cinturão Digital
O governador afirmou que o projeto traz atualmente uma economia de R$ 2 milhões por ano ao estado, evitando gastos com comunicação. “O cinturão já é um investimento rentável, mas pode ser muito mais, porque os municípios não têm, pela estrutura municipal, banda larga. Fizemos uma edital para ampliar o serviço, infelizmente deu deserto (nenhuma empresa apresentou proposta), deve ser uma sabotagem por parte das empresas. Hoje o cinturão tem 840 pontos ligados e tem uma capacidade de 10 giga no interior”, afirma Cid Gomes.

Refinaria
Na avaliação de Cid Gomes, a presidente Dilma Rousseff está “comprometida” com a construção da refinaria no Pecém, no litoral do Ceará. O governador espera que a população pressione o governo federal para que o empreendimento seja de fato construído. “Dilma não está enrolando em relação à refinaria. A vinda dela aqui, a credibilidade dela aqui no Ceará vai depender disso. Há um compromisso do Lula, da Dilma em construir. Nesse momento já está celebrado um pacto de entendimento com a Petrobras e uma empresa coreana. A grande questão é o prazo. Acho que os cearenses vão cobrar para que a refinaria comece ainda no governo da Dilma e que seja irreversível” defende.

Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo