segunda-feira, 29 de julho de 2013

No CE, jovem é morto por suposto tiro acidental ao fugir de blitz no litoral

Bala atravessou lataria do veículo e atingiu Darlan (Foto: Charles Rocha)

Um jovem de 25 anos morreu após furar um bloqueio policial com outros três amigos e ser atingido por um tiro, supostamente, acidental na cidade de Paracuru, litoral oeste do Ceará. Segundo o amigo da vítima, Elvis Viera de Castro, o Policial Militar responsável pelo disparo conhecia algumas pessoas que estavam no carro e entrou em desespero quando percebeu
que havia ferido um deles. Segundo a versão do PM, o tiro foi acidental.
“Ele [PM] começou a ficar desesperado. Aí entramos no carro de novo e fomos direto para o hospital, mas ele já chegou morto. O policial nos seguiu até lá, mas não falou mais com a gente”, conta Castro. A vítima, Darlan Castro Silva, tinha 25 anos e uma filha de quatro. No veículo estavam ainda os amigos Gerardo Magalhães e Charles Rocha.
Depoimento
O tiro que atingiu Darlan ocorreu em uma estrada de piçarra, por volta de 16h. Segundo o delegado Francisco Braúna, em depoimento, o policial contou ter decidido perseguir o carro após perceber que o condutor evitou a blitz. O PM tomou dianteira na perseguição e viu quando o grupo entrou na estrada de piçarra. O motorista diminuiu a velocidade para poder desviar de buracos, foi quando o policial decidiu realizar a abordagem.

“Ele contou que eles pararam. Ele pegou a arma porque tinha quatro suspeitos no carro. Aí quando ele [PM] foi descer da moto não viu onde pisou. Acabou se desequilibrando. E com a mão que segurava a arma, segurou o guidom. A arma acabou disparando. Segundo a versão do policial, foi um acidente”, disse o delegado Braúna.
No carro
Elvis Castro confirma que os quatro rapazes fugiram da blitz. Ele contou ao G1 que haviam esquecido os documentos do carro, por este motivo, pegaram o retorno antes da blitz e decidiram pegar um atalho pela estrada de terra para ultrapassar a barreira policial. Mas afirma não ter percebido a perseguição dos policiais.

“Eu ouvi só um tiro. As pessoas perto disseram que foi dois, um para o alto. Os dois desceram, depois eu desci, aí o policial veio e pediu os documentos. Foi quando a gente viu que ele [Darlan] estava ferido. Ele [PM] começou a ficar desesperado, a gente entrou logo no carro e foi para o hospital. Ele veio seguindo a gente”, afirma.
Antes de fugir da blitz, os quatro amigos se dirigiam a um supermercado onde pegariam a esposa de um deles e o material para um churrasco. O disparo atingiu a parte traseira do veículo, atravessou a lataria e atingiu Darlan, que não resistiu. Ele foi enterrado na tarde de domingo (28).
O Policial Militar se apresentou à Delegacia Regional de Itapipoca por volta de 18h. Ele está em prisão militar e teve a arma recolhida até que as investigações sejam concluídas.
Diana VasconcelosDo G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo