segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Atriz de 170 quilos encontra nos palcos a força para emagrecer

Atriz de 170 quilos encontra nos palcos a força para emagrecer (Foto: Mariane Rossi/G1)

O teatro e a televisão fizeram uma jovem de 170 quilos encontrar um novo sentido para a vida. Ela descobriu a vocação no teatro e aprendeu a lidar com o sobrepeso sem vergonha. Depois de vencer a batalha contra o próprio preconceito, agora como atriz, cantora e
apresentadora, ela quer emagrecer para voltar a brilhar nos palcos se sentindo um pouco mais saudável.
Andreia Cristina de Oliveria Santos, ou simplesmente Bel Moraes, seu nome artístico, está na luta para emagrecer. Aos 16 anos ela pesava cerca de 65 quilos e a própria família dizia que ela precisava perder peso. Por isso, desde muito cedo, ela começou a tomar remédio com essa intenção. Enquanto ainda tomava os medicamentos ela recebeu uma notícia com bastante surpresa. “Eu fui mãe com 16 anos. Eu larguei de ser filha, para ser mãe. Quando eu engravidei eu estava tomando anfetamina e eu estava seca. Eu tinha emagrecido pra caramba. Eu engordei na gravidez e fui para cento e poucos quilos na primeira gravidez”, conta ela.
Após o nascimento de Nicole, Andreia passou um bom tempo tentando emagrecer até que, em 2002, se mudou para São Paulo e perdeu 50 quilos com remédios. “Logo depois eu engravidei do Arthur e foi o mesmo processo. Na amamentação eu engordei mais do que na gravidez. O meu médico, quando o meu filho tinha um ano, falou para parar de amamentar, senão eu ia me matar”, diz. Depois disso, ela passou por vários médicos. Algumas pessoas diziam que ela engordava por causa de hormônios, outras porque ela comia demais. Para Andreia, seu sobrepeso foi consequência de um conjunto de coisas físicas e emocionais que aconteceram durante a vida.
Para tentar reverter esse processo, Andreia começou a estudar música e se apresentou como cantora. O teatro apareceu na vida dela por acaso, e a motivou a ter novos planos e sonhos. “Eu produzi uma peça sendo que eu nunca tinha vivenciado aquilo. Eu estava na parte da produção. Daí veio um convite de um amigo meu que estava começando uma oficina no Teatro do Kaos, em Cubatão, e eu não perdi a oportunidade de tentar”, explica.
Atriz de 170 quilos encontra nos palcos a força para emagrecer (Foto: Mariane Rossi/G1)
Meta da atriz de Cubatão é perder mais 100 quilos
(Foto: Mariane Rossi/G1)
Ela conta que foi muito bem acolhida na oficina para atores e, a partir daí, encontrar a real vocação e começou a fazer peças. “Sempre esteve na veia, mas confesso por causa do peso, que sempre me atrapalhou, que eu acabei me oprimindo. Eu sempre me questionava o que as pessoas iam achar", conta.

O primeiro convite para estar no palco veio durante um ensaio. Ela ainda era aluna e o diretor ia anunciar quem iria fazer parte do elenco principal do próximo espetáculo 'Caminhos da Independência'. Ele apontou para ela e disse que ela representaria Leopoldina, uma personagem de época. Em um primeiro momento, Andreia não acreditou. Pouco tempo depois lá estava ela, cantando e atuando no espetáculo que acontece todos os anos em comemoração ao Dia da Independência. “Ninguém queria saber se eu era gorda ou magra. Isso foi bom, mas também me prejudicou um pouco porque eu comecei a achar que ser gorda era legal. Não é que não seja, mas tem a questão da saúde”, diz.

Andreia começou a perceber que o sobrepeso não atrapalhava a interpretação, mas estava fazendo mal para a saúde. “Na verdade, quando eu estou no personagem eu não sinto o meu peso. Eu corro e faço tudo. Mas estava com meu joelho ferrado”, afima. Por isso, ela resolveu entrar na batalha para emagrecer novamente. “Um dos motivos para eu fazer a reeducação alimentar foi o teatro. Quando eu fui ensaiar o 'Caminhos da Independência' eu não estava me aguentando. Para mim ir até o teatro era a morte ao ponto de eu faltar no ensaio para não caminhar. Eu estava sentindo dores horrorosas”, conta ela, que estava tomando quase 4 litros de refrigerante por dia.

A atriz cogitou a ideia de fazer uma cirurgia de redução de estômago ou voltar a tomar remédios, mas logo desistiu. "Desisti dos remédios. Hoje eu não quero mais. As reações são terríveis. Toda a vez que você compra um comprimido você acha que vai morrer e você começa a ficar com medo”, diz.
Longe dos remédios, Andreia começou a tentar emagrecer com alguns tipos de shakes indicados por um amigo. Ela confessa que ficou anos sem subir na balança para não saber o peso. Após o início do tratamento com os shakes, ela demorou uma semana para ter coragem de entrar na farmácia, se pesar e se deparar com o peso. "Quando eu vi eu não acreditei que eu fiz aquilo comigo mesma. A pessoa tem que admitir o peso. Para mim, o peso foi sempre um trauma”, afirma.
Bel Moraes atuando no Teatro do Kaos (Foto: Arquivo Pessoal/Bel Moraes)
Bel Moraes em ação durante uma peça
(Foto: Arquivo Pessoal/Bel Moraes)
Atualmente, Andreia está há um pouco mais de dois meses tomando a bebida, fazendo uma reeducação alimentar e caminhadas diárias de 1h por dia no Parque Anilinas, em Cubatão. “O primeiro passo é terrível. Mas no primeiro mês eu já era outra pessoa”, diz. Ela, que está com 170kg, já conseguiu perder 10kg durante esse período, mas pretende emagrecer mais 100kg. Sua meta é pesar 75kg.

Nessa nova fase, Andreia também passou a ser uma das sócias de uma agência de comunicação e tomou coragem para apresentar um programa de vendas diário para um canal de televisão em Cubatão. “Essa oportunidade veio por causa do teatro, porque jamais iria para a TV”, admite. Ela pretende fazer um quadro dentro do programa para falar sobre bem estar e incentivar outras pessoas a seguirem seu exemplo, assim que conseguir emagrecer um pouco mais.

Bel Moraes diz que não desistirá da batalha porque quer continuar a trabalhar no teatro e na TV, que lhe ensinaram a não ter vergonha de seu corpo. Para isso, ela sabe que deverá ter muita força de vontade. “É um luta diária. Porque é como se fosse um drogado. A obesidade deveria ser tratada dessa forma. Não são apenas as doenças que vem. Mas também a vontade de comer. É uma coisa compulsiva. Comer sem perceber. Hoje eu consigo me controlar”, afirma.

Mariane RossiDo G1 Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo