segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Em recesso, Senado dará posse a Jader Barbalho nesta semana

Jader Barbalho em imagem de fevereiro de 2010  (Foto: Agência Câmara)

O político paraense Jader Barbalho (PMDB) tomará posse nesta quarta-feira (28) como senador. Sua chegada ao cargo, no fim do ano e durante o recesso parlamentar, ocorre após uma batalha judicial que acabou livrando-o dos efeitos da Lei da Ficha Limpa, cuja validade para as eleições de 2010 foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal.

A posse de Jader Barbalho só foi determinada pelo STF no último dia 14 de dezembro. O julgamento de seu recurso, contra a Ficha Limpa, foi iniciado em novembro, mas estava empatado em 5 a 5. O impasse foi desfeitopelo ministro Cezar Peluso, que usou o chamado "voto de qualidade", que permite ao presidente desempatar uma disputa.
Por causa do recesso, a cerimônia de posse de Jader Barbalho deverá contar apenas com a presença da Comissão Diretora, formada por integrantes da Mesa, presidida por José Sarney (PMDB-AP). O Senado só volta aos trabalhos no dia 2 de fevereiro.
A posse de Barbalho nesta quarta é o último requisito formal para ele assumir o cargo. Depois da decisão do STF, no dia 14, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará antecipou a diplomaçãopara 16 de dezembro, três dias antes do previsto. Na época, o político publicou em sua página no Twitter uma foto do seu diploma e afirmou que "já perdeu um ano de mandato".
"Como o tempo urge, e eu já perdi um ano de mandato, fui diplomado pelo TRE hoje mesmo", escreveu Barbalho no microblog.

Com a posse, o PMDB, que já conta com o maior número de representantes na Casa, alarga sua bancada, passando a 18 senadores. A segunda maior bancada pertence ao PT, com 13 senadores.
Priscilla Mendes
Do G1, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo