sexta-feira, 2 de março de 2012

Rio Preto fica entre as melhores do SUS

Rio Preto tem o 5º melhor atendimento do SUS no país, segundo índice divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. O atendimento de saúde pública, que inclui ações da prefeitura e do estado, recebeu nota 6,55, considerada “boa” pelo Ministério da Saúde.

O índice vai de zero a 10 e o ranking foi dividido em seis grupos, de acordo com o padrão sócio-econômico de cada e a infraestrutura em saúde de cada município.  A média nacional para atendimentos realizados pelo SUS ficou em 5,47.
Rio Preto ficou entre as melhores no grupo formado pelas 29 cidades do país que se destaca pelos índices sócio-econômicos e de atendimento do SUS, classificado de “grupo 1”.  Se considerar apenas as cidades do estado, Rio Preto é a segunda, atrás apenas de Ribeirão Preto, 6,69.
Santa Fé do Sul e Votuporanga se destacaram no “grupo 3”, com notas 7,29 e 7,29, respectivamente 3º e 9º no grupo. Rio Preto teve desempenho melhor que algumas capitais, como Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). A melhor cidade do “grupo 1”  foi Vitória (ES), com nota 7,08.
O  IDSUS 2012 (Índice de Desempenho do SUS) foi realizado pela primeira vez pelo governo federal. A avaliação foi realizada entre 2008 e 2010 e levou em consideração os diferentes níveis de atenção (básica, especializada, ambulatorial, hospitalar e de urgência e emergência) para criar o índice.
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, 24 tipos parâmetros de atendimento pelo SUS foram avaliados nos 5,5 mil municípios do país.  Rio Preto recebeu nota 10 em sete parâmetros da pesquisa. A nota máxima foi aplicada, por exemplo, em razão dos “procedimentos ambulatoriais de alta complexidade selecionados”. No ano passado, o governo federal destinou R$ 53 milhões para atendimento de alta complexidade em Rio Preto.
Segundo a assessoria do ministério, por causa  do desempenho de Rio Preto no IDSUS, o repasse ao município pode ser ampliado neste ano.
Prefeitura comemora desempenho no índice
A Prefeitura de Rio Preto comemorou o resultado do índice de saúde pública divulgado ontem pelo Ministério da Saúde.  Valter Negrelli Júnior, destacou ações da atual gestão. “Já foram entregues nove unidades de saúde. Estão em construção ou reformando outras onze. A capacitação dos profissionais é contínua”, afirmou o secretário. A prefeitura afirma que investe 25% do Orçamento em saúde.
O A Prefeitura de Rio Preto tem uma rede composta por 25 unidades básicas de saúde, além de unidades de pronto-atendimento e  atendimento especializado. O índice divulgado ontem pelo governo federal será realizado a cada três anos.
Fonte:Rede Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo