A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE) inicia, no dia 26 de maio, cursos profissionalizantes para os internos de seis grandes unidades do sistema penitenciário cearense. Os cursos são resultado de uma parceria da Sejus com o Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec) e pretende capacitar profissionalmente 280 internos até dezembro deste ano.
Os cursos ofertados serão de bombeiro hidráulico, eletricista predial, instalação e manutenção de ar condicionado e manutenção de eletrodomésticos, cada um com uma carga horária total de 80 horas/aula. Serão ministrados nas Casas de Privação Provisória de Liberdade II, III e IV e nas Penitenciárias Regionais do Cariri e de Sobral.
Os internos são selecionados pelo serviço social de cada unidade, que levam em conta o comportamento do preso, o lapso temporal da prisão (progressão de regime ou benefícios), possibilidade de ressocialização e o interesse do interno em obter uma nova profissão e, consequentemente, mudar de vida.
Capacitação
Em 2013, a Sejus capacitou e certificou 848 pessoas privadas de liberdade. Foram parcerias com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Tintas Hidracor, projeto Maria Marias junto ao Depen, Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), além de cursos de artes, artesanato e cultura que são ofertados, buscando a inclusão dos apenados com cursos e vagas de trabalho.
Do G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário