quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Boletim indica infestação da dengue em 55 cidades do Paraná

Para combater à dengue, agentes vão visitar 25 mil imóveis em Curitiba (Foto: BBC)

O último boletim da dengue, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na terça-feira (4), mostrou que 55 cidades do Paraná possuem índices de infestação do mosquito transmissor. Além disso, a pesquisa indicou que 125 municípios se encontram em situação de médio risco e que 22 ainda não informaram seus índices.

Ainda conforme o boletim, entre agosto de 2013 e janeiro de 2014 foram confirmados 705 casos da doença, a maior parte nas regiões norte, noroeste e oeste. Destes,
645 são autóctones, quando a doença é contraída na própria cidade, e 60 são importados, quando a doença é contraída em outra localidade.Uma mulher de 48 anos morreu da doença após após ficar cinco dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa de Paranavaí.

Os municípios de Nova Londrina, Marilena e Alvorada do Sul estão em situação de epidemia. A pesquisa foi realizada em 275 municípios paranaenses.
As chances da formação de mais focos do mosquito Aedes Aegypti crescem com o calor. Para evitar a proliferação, a população deve ficar atenta aos locais que podem se tornar reservatórios de água parada.
Prevenção
Em Curitiba, agentes da dengue vão visitar 25 mil imóveis até o dia 13 de fevereiro para fazer um diagnóstico rápido sobre os focos de infestação do mosquito transmissor. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. Todos os bairros serão inspecionados, de acordo com a coordenadora do Programa Municipal do Controle da Dengue, Juliana Martins. Ela destaca para a importância da população permitir a entrada dos agentes de controles de zoonoses nas casas. Os trabalhadores estão identificados com colete e crachás.

Confira alguns cuidados listados pela Secretaria Municipal de Saúde que ajudam a combater à dengue:
- Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação.
- Guarde pneus velhos em locais secos e cobertos.
- Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo.
- Mantenha a caixa d’água bem tampada.
- Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia.
- Mantenha o lixo ensacado e vedado até o momento da coleta.
- A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada.

Do G1 PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo