terça-feira, 28 de agosto de 2012

Naufrágios provocados por tufão na Coreia do Sul matam 4 pescadores

Socorristas resgatam pescador chinês de um dos barcos virados pela força do tufão ‘Bolaven’. (Foto: Kang Jae-nam / Newsis / AP Photo)

Quatro pescadores chineses morreram e 12 permanecem desaparecidos depois que as duas embarcações nas quais trabalhavam a poucos quilômetros da ilha sul-coreana de Jeju, no sul do país, afundaram pela força do tufão "Bolaven".
Até o momento, 17 dos 33 pescadores que formavam a tripulação foram resgatados com vida
de águas próximas a Jeju, onde as fortes ondas e os ventos do tufão tombaram as embarcações, detalhou a Guarda Litorânea sul-coreana à agência "Yonhap".
O acidente aconteceu a 1,8 km do porto de Hwasun em Jeju, por volta das 2h40 locais de terça-feira (14h40 de segunda, 27, em Brasília).
As autoridades foram informadas do acidente por dois integrantes da tripulação, que conseguiram chegar ao porto. Ambos os pescadores foram levados a um hospital próximo, um deles com ferimentos graves e o outro com dificuldades para respirar, detalhou a Yonhap.
Pouco depois, a Guarda Litorânea resgatou outros dez integrantes da tripulação, enquanto já localizou mais cinco pescadores no interior de uma das embarcações atingidas.
O outro pesqueiro, que se partiu em dois e no qual viajavam os 12 marinheiros ainda desaparecidos, se encontra encalhado em águas próximas ao porto de Hwasun, em Jeju.
Após sua passagem pelo Japão, onde deixou sete feridos, o tufão Bolaven se encontra agora no sudoeste da Coreia do Sul, local em que há diversas casas sem eletricidade.
A Coreia do Sul decretou o alerta por fortes ventos e chuvas que poderiam alcançar os 50/100 milímetros na capital, Seul, ao tempo que fechou ao tráfego em uma das duas pontes que liga a cidade ao aeroporto internacional de Incheon.
Além disso, as autoridades sul-coreanas reiteraram às administrações locais a necessidade de tomarem todas as medidas de prevenção e se prepararem para o pior cenário possível por se tratar de um tufão "extremamente forte".
Policiais procuram por integrantes de tripulação de barco de pesca chinês danificado pela força do tufão ‘Bolaven’ em Seogwipo, região da ilha de Jeju Island, ao sul de Seul, na Coreia do Sul. (Foto: Polícia Marítima de Seogwipo / Reuters)
Ondas gigantes atingiram barco de pesca chinês na região da ilha de Jeju, águas da Coreia do Sul. (Foto: Kim Ho-Chon / Yonhap / Reuters)
Ondas gigantes do tufão 'Bolaven' chegam à cidade portuária de Busan, na Coreia do Sul. Tormenta chegará a Seul nesta terça-feira (28).  (Foto: Kim Sun-ho / Yonhap / AP Photo)
Da EFE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo