quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Com apoio de Zico, grupo lança candidatura no Fla e busca copiar modelo do Barcelona

Wallin Vasconcellos (D) e Luiz Eduardo Baptista (E), da Sky, recebem apoio de Zico

Contando com o apoio do ídolo rubro-negro Zico, um grupo de notáveis empresários lançou, na tarde desta terça-feira, em um restaurante na zona sul do Rio de Janeiro, sua chapa de oposição para a eleição presidencial do Flamengo em dezembro. Cansados do atual modelo de gestão utilizado na Gávea, eles buscam copiar o sistema adotado no Barcelona no início da
década de 2000 para recuperar o clube carioca.
A ideia do grupo liderado pelo candidato à presidência Walin Vasconcellos é repetir os conceitos do livro "A bola não entra por acaso", do ex-vice presidente do clube catalão Ferran Soriano, que explica o sucesso do Barcelona nos últimos anos. A principal mudança seria a criação de um conselho de executivos para administrar o clube.
"Esta publicação do Barcelona é nosso livro de cabeceira. Estudamos muito todos estes conceitos para repeti-los no Flamengo. Não queremos um clube onde presidente e vices tenham outras atribuições e só cheguem às 19h para resolver os problemas. Vamos criar um conselho superior com empresários parceiros e contrataremos um grupo de executivos para comandar tudo. Não iremos transformar o clube em empresa, mas administrá-lo em um modelo empresarial. O mundo atual dos negócios do esporte pede isso. Precisamos de um choque de gestão. Não podemos aceitar mais o sistema viciado que temos atualmente", explicou Wallin.
Falta de experiência no clube
Apesar da vontade de administrar o clube do coração, Wallin Vasconcellos e Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky e que esteve presente ao lançamento da chapa, admitiram não conhecer muito bem a política interna do Flamengo e disseram que poucas vezes entraram na sede da Gávea.
"Confesso que só entrei no clube para comprar camisa para os meus filhos. Não entendo muito bem como funciona a política lá dentro, mas estou tentando me informar. O mais importante no momento não é isso, mas sim mostrar aos associados e torcedores que precisamos de uma mudança geral. Estamos ouvindo todas as correntes políticas e vamos estar cada vez mais perto para identificar os problemas", disse o candidato.
E o trabalho de estudo da política rubro-negra poderá ser facilitado por dois importantes dirigentes que apoiam a chapa. Os ex-presidentes Kleber Leite e Márcio Braga estarão juntos do grupo de empresários, que ainda terá a figura de Zico para se aproximar dos sócios.
"O Zico conversou conosco entendeu que a proposta era o melhor a ser feito pelo clube e será como um embaixador desta campanha. É uma figura adorada por todos. Uma unanimidade que está do nosso lado", frisou Vasconcellos.
Polêmica com candidatura
E os novos candidatos já terão que experimentar o gosto amargo da política do Flamengo no início do processo eleitoral. Outros grupos de oposição, além de representantes da situação, questionam a legalidade da candidatura de Wallin. Eles dizem que Vasconcellos não cumpre o requisito básico de cinco anos de vida associatica ininterrupta. O empresário se defende.
"Comprei um título em 1975 e paguei até 1990. No final de 2011, fui anistiado e me falaram na secretaria que eu era considerado sócio desde a época da primeira matrícula, na década de 70, que estaria elegível. Consultei advogados e me falaram que estou dentro da lei. Resta agora saber se a comissão eleitoral que vai julgar este caso pegará o aspecto técnico ou político, já que tem muita gente que não quer minha candidatura. Vou brigar até o fim. De qualquer jeito, já temos outros dois nomes preparados para o posto também. Não teremos problemas", minimizou Walin, que já começou a sentir o clima quente das eleições rubro-negras.
Pedro Ivo Almeida 
Do UOL, no Rio de Janeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo