segunda-feira, 19 de março de 2012

Familiares denunciam que vítima de acidente seria enterrada por engano

acidente na br-040 iml de curvelo 

Familiares das vítimas do grave acidente na tarde de sábado (17), na BR-040, estão indignados com o tratamento dado aos corpos das 15 vítimas. A família de Gilberto de Souza Gonçalves, de 51 anos, quebrou o caixão antes que fosse enterrado e descobriu que
não se tratava dele. Com isso, a família agora busca descobrir em qual caixão o trabalhador foi colocado.

Seis corpos já foram enterrados, dois em Ipatinga e quatro em Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente, ambos na região do Vale do Aço. Algumas famílias souberam do erro e estão impedindo que o enterro seja concluído, enquanto as demais procuram as autoridades para pedir que os corpos sejam exumados para nova identificação. De acordo com o delegado André Pelli, que acompanha o caso, a exumação dos corpos somente poderá acontecer com autorização judicial.
Já o delegado de Ipatinga, Geraldo Magela de Morais, afirmou no final a manhã, que o corpo de Nivaldo José Lourenço, outra vítima do acidente, será encaminhado ao IML de Ipatinga, para que a família possa identificá-lo. Familiares do trabalhador ficaram sabendo da troca do corpo de Gilberto de Souza Gonçalves e impediram que ele fosse enterrado até uma confirmação, já que os mortos foram colocados em caixões lacrados, devido ao estado em que se encontravam.

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas e a culpa do acidente. Já foram ouvidos os motoristas do caminhão e da carreta envolvidos no acidente. Ambos afirmaram que o motorista do ônibus se precipitou e fez uma ultrapassagem perigosa, ao interpretar mal o movimento de um dos caminhões, que foi para o acostamento para dar passagem à carreta. O motorista do ônibus permanece internado, sem risco de morrer, e ainda não foi ouvido.

Com isso, a Polícia Civil trabalha com a hipótese do motorista ser acusado de homicídio culposo (quando não há a intenção de matar). André Pelli ainda aguarda que Armando Anselmo de Fariua, que conduzia o ônibus receba alta,o que ainda não há previsão de acontecer.
O acidente

Na tarde de sábado (17), 15 pessoas morreram na colisão envolvendo um ônibus que levava trabalhadores de uma empresa de Ipatinga e uma carreta que transportava um gigantesco tubo de aço. O acidente foi  no km 395 da BR-040, na altura da cidade de Felixlândia, região Central do Estado. Outras 29 pessoas ficaram feridas, várias delas presas às ferragens. Muitos feridos permanecem internados em hospitais de Curvelo, Sete Lagoas e Pronto-Socorro João XXIII. em BH.

Segundo testemunhas, o motorista do ônibus tentava ultrapassar um caminhão num local de faixa contínua. O motorista do caminhão contou aos policiais que teria visto a aproximação da carreta, com batedores, vindo em sentido contrário. Ele teria descolado o veículo para a direita, permitindo a passagem.

acidente na br-040 

O motorista do ônibus teria interpretado o gesto como uma liberação de passagem e fez a manobra. Nesse momento, o ônibus atingiu o tubo levado pela carreta. Toda a lateral esquerda do ônibus foi rasgada. Ainda segundo as testemunhas, os mortos e feridos graves estariam sentados deste lado.

O ônibus, fretado pela empresa Conenge, de Ipatinga, transportava de volta da cidade de Paracatu trabalhadores que estavam na mineradora de ouro Kinross desde a última terça-feira.

O empresário Heleno Conti, proprietário da Conenge, afirmou que, o que for preciso será feito para resolver o problema, inclusive o exame de DNA para identificação das vítimas. No domingo, ele, inicialmente, descartou que tenha havido imprudência do motorista da empresa no acidente. "O que nós sabemos é que à frente do ônibus trafegava um caminhão de carvão. O condutor do caminhão de carvão viu que os batedores da carga que vinha em sentido contrário piscaram os faróis e ele então foi para o acostamento. O motorista do nosso ônibus achou que o veículo à frente encostou para ele ultrapassar. Foi fazer isso e deu de frente com a carreta com o excesso lateral, um tubo de aço. Esse tubo pegou a lateral do ônibus, onde viajavam a maioria dessas vítimas”, detalhou.

Fonte:Hoje em Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo