Empresas dos setores da indústria e do comércio de Fortaleza e de 32 municípios cearenses podem contar com reforço extra de mão de obra no mercado, com a abertura de 1.500 vagas para estágio do Projeto Primeiro Passo, do Governo do Estado, das quais, 650 apenas para Fotrtaleza. Serão contemplados estudantes da 3° série do Ensino Médio, que já iniciam seus estágios no mês de maio.
As 850 vagas restantes serão distribuídas entre os municípios de Aracati, Aracoiaba,Barbalha, Baturité, Beberibe, Brejo Santo, Canindé, Capistrano, Caucaia, Crateús,Crato, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Iguatu, Itaitinga, Itapipoca, Juazeiro do Norte,Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Russas,Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tejuçuoca,Tianguá e Ubajara.
Para o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, "o projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”. Em 2012, foram capacitados 48 mil jovens. Para 2013, a perspectiva é mais 10 mil jovens capacitados em todo o Ceará, nas três linhas de ação do Projeto: bolsista, estagiário e aprendiz.
Na linha bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, aprendiz, o estudante é ocupado com aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
Para participar do Programa, é necessário ser aluno de escola pública e ter renda familiar "per capita" de até ¼ do salário mínimo. Para fazer a inscrição, os estudantes devem apresentar RG, CPF, Caerteira de Trabalho (CTPS) e comprovante de endereço. A seleção é feita por uma equipe de pedagogos e psicólogos e os selecionados são encaminhados para uma das empresas parceiras. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3101.2089.
Do G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário