quinta-feira, 27 de março de 2014

Polícia Federal no Ceará deflagra operação contra fraudes bancárias


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (27), em Fortaleza, a Operação Cártula, para desarticular esquema de fraudes bancárias que geraram prejuízo superior a R$ 9 milhões à Caixa Econômica Federal. A operação vai cumprir 52 mandados judiciais. São 10 mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão, 31 mandados de condução coercitiva, além de sequestro de imóvel, veículos e contas bancárias. Duas organizações criminosas são suspeitas.

Segundo a PF, é a primeira investigação da corporação com base em um sistema nacional de bancos de dados criado para cruzar informações bancárias que verificou a incidência de crimes de estelionato e lavagem de dinheiro na modalidade clonagem de cheques.
De acordo com a Polícia Federal os suspeitos atuavam em seis estados (São Paulo, Ceará, Piaui, Maranhão, Alagoas, Paraíba e Distrito Federal). Eles utilizavam documentos falsos para a abertura de contas bancárias para usar no esquema ilegal.
A fraude consistia na obtenção de folhas de cheques originais. Posteriormente, eram inseridos dados falsos com alteração da numeração. Para a compensação dos cheques fraudados, eles faziam uso das contas abertas irregularmente ou através das contas bancárias dos terceiros cooptados, que as cediam mediante pagamento em dinheiro.
As investigações revelaram que as quadrilhas agiam com violência. Os líderes das duas organizações criminosas têm vasta folha criminal em que constam homicídios, latrocínios e assaltos a mão armada. Um deles líderes pertenceu a um grupo que assassinava policiais em Fortaleza e atualmente atua no tráfico de drogas na região, de acordo com as informações da Polícia Federal.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo