sexta-feira, 7 de março de 2014

Número oficial aponta 71 homicídios no Ceará durante o Carnaval


O números oficiais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) registram 71 homicídios durante o Carnaval no estado, entre as 18h de sexta-feira (28) e às 6h de quarta-feira (5). O número é 16,4% maior que no ano anterior, quando foram registrados 61 homicídios. O G1 havia adiantado na terça-feira o balanço parcial do número de homicídios, quando os comandos de policiamento do interior e da capital haviam confirmado 70 mortes durante o Carnaval no Ceará.

A Secretaria da Segurança "não admite", no entanto, que o Carnaval de 2014 tenha sido o mais violento dos últimos anos. De acordo com o secretário de Segurança, Servilho Paiva, "não parece adequado dizer que o Ceará teve o carnaval mais violento dos últimos 10 anos". Para ele, como nos polos carnavalescos - Fortaleza, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Paracuru e Tianguá - só ocorreram duas mortes, esse aumento não pode ser creditado ao carnaval.
"Nesses polos a gente fez uma operação específica. Sobre o Carnaval, a gente considera os polos, aquele local onde os foliões estão brincando. Existem algumas mortes que iam acontecer independentemente do Carnaval", acredita. Para concluir a informação, a Secretaria comparou o período de Carnaval deste ano, de 1º a 4 de março, com o intervalo entre 1º a 4 dos anos anteriores, quando não havia Carnaval nesses dias. Em 2013, por exemplo, o Carnaval foi entre 9 a 12 de fevereiro.
Estatística
2013
2014
Afogamentos55
Resgates3571
Veículos apreendidos917
Acidentes com
danos materiais
4651
Veículos
apreendidos
129246
Crimes contra patrimônio
em Fortaleza
308137
O secretário Servilho Paiva diz que o aumento de 16,4% no número de mortes no Carnaval "não é preocupante", pois, segundo ele, houve casos de mortes em presídios e homicídios por crimes passionais."No conjunto, nós entendemos que o Carnaval foi positivo para os cearenses."
Servilho Paiva fez uma análise de sete cidades (Fortaleza, CaucaiaBeberibeCamocim, Cascavel,Paracuru e Tianguá) e destacou a redução de homicídio nesses municípios, de quatro para dois, entre 2013 e 2014. Na Grande Fortaleza, no entanto, o número de mortes violentas cresceu de 25 para 28 no mesmo período.
A operação de segurança para o Carnaval no Cearácontou com 4.479, dos quais 2.888 são policiais militares. O número de policiais foi 9,5% a mais que na operação do ano passado, quando foram disponibilizados 4.079 policiais. As informações foram divulgadas na quinta-feira (27) pela Secretaria da Segurança.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo