A cada dez alunos que concluíram o terceiro ano do ensino médio em 2011, no Ceará, apenas um conquistou conhecimento considerado adequado em Matemática. Avaliando-se a disciplina Português, 76% dos estudantes cearenses terminaram o nível médio sem a aprendizagem apropriada da disciplina. Os dados são do relatório anual de desempenho da educação brasileira, o De Olho nas Metas, produzido pelo
movimento Todos Pela Educação e divulgado ontem. A análise mostra que o ensino médio continua sendo o grande entrave da educação no Ceará e no Brasil.
O relatório analisou os resultados da Prova Brasil/ Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para atualizar os dados das cidades, estados e do Brasil. Os testes são aplicados por amostragem a cada dois anos, em escolas públicas e particulares das áreas urbana e rural, no 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.
O Ceará ficou na 10ª colocação nacional na prova de Matemática, com apenas 9% dos alunos com aprendizagem adequada, e na 13ª em Português (24%) na avaliação do último ano do nível médio. O Estado obteve média abaixo do Brasil, que teve aprovados 10,3% dos alunos em Matemática e 29% em Português.
A avaliação de Português no Ensino Médio foi a única a regredir o desempenho em relação ao relatório divulgado no ano passado: obteve 25,2% em 2009. Matemática teve o resultado de 8,1%.
Hoje aos 15 anos, Ana Lídia Fontenele se prepara para cursar o 2º ano do ensino médio em 2013, portanto, concluiu a 9ª série no ano da avaliação. A jovem reclama que muitos colegas de sala chegaram ao nível médio sem o conhecimento básico de Matemática. “Os professores precisam fazer revisões porque alguns alunos têm aprendizagem baixa. A gente não consegue ver nem o conteúdo todo do livro”, reclama.
O relatório avaliou os desempenhos do 5º e 9º anos pelos municípios - e não pelos estados, como na divulgação dos dados do 3º ano do ensino médio. Fortaleza obteve 21,7% dos alunos com aprendizagem adequada para Português no 5º ano e 22,6% em Matemática para a mesma série. Quando a avaliação avançou para o 9º ano, os números sofreram baixa: 9,8% em Matemática e 22,3% no Português.
Andrea Bergamaschi, gerente de Projetos Estratégicos do Todos Pela Educação, avalia que, apesar de a Capital e o Estado terem atingido a maioria das metas para o ano de 2011, o resultado ainda é muito baixo. “Percebemos o 9º ano com grande dificuldade de Matemática e em Língua Portuguesa. O Ceará obteve resultados abaixo da média do Nordeste no 5º ano (a média do NE para Português foi 29,2% e Matemática 23,5%), então é preciso melhorar”, avalia.
ENTENDA A NOTÍCIA
O quesito “todo aluno com aprendizado adequado à sua série” vem apresentando os resultados mais preocupantes nos últimos anos, especialmente para os anos finais do ensino fundamental e médio. Os dados são da Prova Brasil/Saeb 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário