sexta-feira, 8 de março de 2013

Maduro toma posse nesta sexta na Venezuela como presidente interino


O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, será juramentado nesta sexta-feira (8), em uma sessão especial, a partir das 19h (20h30 de Brasília, na Academia Militar, como presidente interino após a morte de Hugo Chávez, anunciou nesta quinta-feira (7) o
presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello.
“Queremos convocar uma sessão especial para o juramento do companheiro Nicolás Maduro como presidente da República interino”, disse Cabello.
Com a Constituição nas mãos, Cabello disse que Maduro "começará a cumprir funções como presidente da República, com todas as atribuições estabelecidas na Carta Magna".
Ele disse que Maduro tomará posse "para que ele, de acordo com a própria Constituição, convoque as eleições nos 30 dias seguintes" à morte de Chávez, além de cumprir "uma das instruções que deu o comandante", ou seja, respeitar o que diz a Carta Magna.
Chávez deveria ter jurado no dia 10 de janeiro o mandato para o período 2013-2019, mas seu deteriorado estado de saúde o impediu.
A declaração de Diosdado Cabello foi feita no complexo militar onde ainda continuam filas de mais de quatro quilômetros de venezuelanos que querem ver pela última vez o presidente Hugo Chávez, que receberá uma cerimônia oficial nesta sexta, a partir das 11 h (12h30 de Brasília).
Maduro será empossado presidente de acordo à interpretação que o Tribunal Supremo de Justiça fez do artigo 233 da Constituição venezuelana, que estabeleceu a continuidade administrativa do governo do presidente Hugo Chávez.
A fiscal geral da República, Luisa Ortega Díaz, afirmou que o procedimento segue os princípios legais do país.
Paula RamónEspecial para o G1, em Caracas




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo