sábado, 23 de agosto de 2014

Homem é preso depois de criticar abordagem da PM no Facebook

O homem disse que os policiais queriam prejudicar os trabalhadores. (Foto: Facebook/Reprodução)

Um homem de 33 anos foi preso, na manhã desta sexta-feira (22), depois reclamar no Facebook de uma abordagem feita pela Polícia Militar (PM) durante uma blitz em Sarandi, no norte do Paraná. O comentário foi feito na noite de quinta-feira (21), mesmo dia da operação, na página de um site de notícias da cidade.
Clodoaldo Lima criticou a forma com que os policiais abordaram as pessoas na blitz. "Com puro abuso de autoridade, falta de bom senso por parte dos policiais e principalmente pelo comandante da operação [...], que fizeram essa blitz com o único intuito de ferrar trabalhadores, sem o mínimo de bom senso, ao invés de ir atrás de bandidos", postou ele.

Algumas horas depois do comentário, um policial militar comentou no mesmo post, citando a prisão do rapaz, feita no local de trabalho dele.
"Uma equipe de policiais foi até a empresa onde [...] trabalha no Parque Industrial e o deteve, em seguida, algemado o encaminhou até a Delegacia de Policia de Sarandi. [...] tem 33 anos, é casado e pai de dois filhos. Os policiais continuarão investigando outras pessoas, a fim de localizar e identificar, que fizeram comentários na página sobre a atuação da PM", dizia a mensagem.
Para o comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Sarandi, capitão Luciano Mazeto, o homem fez comentários que prejudicaram o policial, já que citou o nome dele e o imputou o crime de abuso de autoridade.
'Cometi o erro de emitir minha opinião', diz o homem preso. (Foto: Agnaldo Vieira/Manchete)'Cometi o erro de emitir minha opinião', diz o
homem preso. (Foto: Agnaldo Vieira/Manchete)
"Vai muito da interpretação, mas o rapaz pode ser enquadrado no crime de difamação, por ele ter citado o nome do policial. Ele o imputou a prática do crime de abuso de autoridade. Isso também pode ser considerado calúnia", explicou o comandante.
Segundo Mazeto, a prisão era necessária. "É um crime contra a honra do policial. Ele se sentiu ofendido e prejudicado. Nós, então, identificamos o suspeito, fomos até onde ele estava e, como é procedimento normal, encaminhamos para a delegacia", afirmou o capitão.
Lima prestou depoimento na delegacia e, pouco depois, foi liberado, ainda nesta sexta-feira. "Para mim, a blitz se faz necessária, mas, talvez, eu não escrevi certo. O que acho é que, às vezes, naquele horário [a blitz foi feita no fim da tarde], pode acontecer de pegar muita gente que está trabalhando. Devido à situação de hoje no país, não é todo trabalhador que tem 800, 900 reais para manter o carro em dia. Foi só o que quis dizer. Eu respeito muito o trabalho de todo mundo, inclusive o dos policiais. Eu sou um cidadão de bem, não ofendi ninguém. Só cometi o erro de emitir minha opinião", defendeu-se, na saída da delegacia.
O presidente da Comissão de Diretos Humanos da OAB Maringá, Fulvio Stadler Kaipers, considera a prática abusiva e humilhante. Para ele, não cabia prisão ao homem, na ocasião. "Não cabe prisão neste caso. Os crimes de calúnia e de injúria têm pena mínima, em regime aberto. Mesmo que o comentário tenha sido injurioso, há um procedimento, que passa pelo Poder Judiciário. Os policiais fizeram isso para humilhar um cidadão de bem, apenas", ponderou.
Segundo Kaipers, Lima pode representar contra o policial pelo crime de abuso de autoridade. "O rapaz pode procurar um advogado e ir atrás de seus direitos, já que foi humilhado. Toda vez que um policial age de forma violento, deve ser coibido. Estamos expondo nosso cidadão de bem", explicou.
Do G1 PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo