Se por um lado algunsalimentos são capazes de aliviar os sintomas da TPM, existem aqueles que exercem o efeito completamente contrário. Como já explicamos, adeficiência de certos nutrientes pode potencializar alguns problemas comuns a todas as mulheres durante esse período, como a ansiedade, airritabilidade, a cefaleia, o inchaço, etc.
Da mesma forma, o excesso ou o simples consumo de outros alimentos também pode
corroborar para o aparecimento destes sintomas. “O excesso de alimentos ricos em açúcar e gordura acabam agravando certos incômodos da TPM, como: cansaço, dores de cabeça, depressão, fadiga, cólicas, oscilação de humor e ansiedade”, aponta a nutricionista Cris Sousa, do CEMO.
Para te ajudar a passar por essa fase sem maiores problemas, a Dra. Anna Bordini, médica com prática ortomolecular da Clínica Bertolini, indicou quatro alimentos que você deve evitar a qualquer custo durante esse período. Depois disso, é só curtir a calmaria! Confira.
Cafeína: pode prejudicar os estoques de vitamina B e agravar a ansiedade e a irritabilidade. Evite consumir café, refrigerante, chá preto e chá mate.
Açúcar refinado: em excesso, pode provocar fadiga, dores no corpo, cefaleia, inchaço e aumento de peso.
Sal: alimentos industrializados e embutidos aumentam a retenção hídrica, por isso, evite consumi-los e maneire no sal.
Bebidas alcoólicas: sobrecarregam o fígado e aumentam a irritabilidade.
Corpo a Corpo
Nenhum comentário:
Postar um comentário