Um cartório da Zona Leste de São Paulo realizou na manhã deste sábado (18) um casamento entre dois homens. O técnico de enfermagem Gledson Perrone Cordeiro, de 32 anos, e o vendedor Mário Domingos Grego, de 46 anos celebraram sua união civil no cartório de Itaquera, às 12h.
De acordo com o advogado do casal, Horácio Neto, trata-se do primeiro casamento gay da capital em que os interessados não precisam acionar a Justiça para transformar uma união estável em casamento. Segundo o advogado, um acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo referente a um caso de Bauru que citou um julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi usado como jurisprudência para que o casamento fosse aceito.
Mário e Gledson estão juntos há dez anos e já viviam em união estável desde 2010. O casamento seguiu os mesmos trâmites de uma união entre heterossexuais. Foi levada toda a documentação necessária ao cartório e depois foram publicados os proclames.
Para Mário Grego, o casamento foi não apenas uma realização pessoal, mas também uma "conquista coletiva para gays e lésbicas", disse.
A união seria comemorada com festa na noite de sábado na região central de São Paulo.
Do G1 SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário