Cerca de 650 mães participaram neste domingo (19) do evento Mil Mães, em Fortaleza, que reúne mães cujo filho ainda recebe leite materno. O evento tem o objetivo de educar as mães sobre a importância do leite materno para a saúde da criança.
"Com esse evento a gente está conhecendo o perfil das mães para saber se elas são
orientadas no pré-natal e falando para elas sobre a importância de amamentar", diz a pesquisadora do projeto Mil Mães no Ceará Márcia Machado.Além de médicos e mães que foram ouvir sobre a amamentação, a atriz Maria Paula, embaixadora do aleitamento do Ministério da Saúde, falou às mães sobre a importância do aleitamento materno e a sua doação. "É fundamental não só para a saúde, mas para o vínculo materno. Mas quando a mãe tem leite excedente, ela pode doar para uma bebezinha que está em UTI Neo Natal", recomenda a atriz.
O evento foi realizado no Hospital da Mulher, em Fortaleza, e recebeu mães de cidades também da região metropolitana. O Mil Mães de Fortaleza marca a abertura do XII Encontro Nacional do Aleitamento Materno (Enam) e II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enacs), que serão promovidos no período de 19 a 23 de agosto pela Rede Internacional de Promoção do Aleitamento Materno (Ibfan-Brasil) e pelo Centro de Nutrição do Conjunto Palmeiras (CNCP).
O projeto Mil Mães começou nos Estados Unidos em 2002. No Brasil já aconteceu em Porto Alegre (2006), Belém (2008) e Santos (2010). Atualmente, o recorde mundial é de 2008, quando 3.738 mulheres amamentaram, simultaneamente, por pelo menos um minuto na capital das Filipinas, Manila. Nas Américas, o recorde é do estado brasileiro do Pará, que reuniu em Belém 1.600 mães.
Do G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário