quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Juiz nega liminar que pede anulação da eleição do 1º turno em Fortaleza


O juiz eleitoral Mário Parente negou nesta terça-feira (9) pedido de liminar do candidato a prefeito de Fortaleza, Heitor Ferrer (PDT), para anular a eleição de 1º turno na capital cearense. O candidato alega ter sido prejudicado com a divulgação de pesquisas eleitorais dos institutos Ibope e Datafolha que o colocaram, na véspera da eleição, em quarto lugar
com 15% de votos válidos. Abertas as urnas, Heitor Ferrer ficou em terceiro com 20,97% dos válidos. Ficou 2,35 pontos percentuais atrás do segundo colocado, Roberto Cláudio (PSB) - que teve 23,32%. O primeiro, Elmano de Freitas (PT), recebeu 25,44% de votos válidos.
“Queremos a anulação do primeiro turno com base no erro grotesco dos institutos de pesquisas ou uma inclusão do nosso nome do segundo turno'', diz o presidente nacional do PDT, André Figueiredo. “Não temos outro caminho senão buscar o Judiciário. Nosso nome no segundo turno é um direito legítimo em nome do povo'', afirma Heitor Férrer. Como opção, o candidato sugere incluir o nome dele entre os candidatos que disputam o segundo turno.
As pesquisas dos institutos Datafolha e Ibope no dia 6 de outubro mostravam Heitor Férrer com 15% dos votos válidos. O candidato estava em quarto lugar entre os mais votados, atrás de Elmano de Freitas, Roberto Claudio e Moroni Torgan (DEM). A margem de erro do levantamento do Ibope era de 3 pontos pencentuais para cima ou para baixo e do Datafolha, margem de erro de 2 pontos percentuais.
Em nota, o instituto de pesquisa Datafolha informa que as pesquisas que apontaram Heitor Férrer com quarta maior intenção de voto dois dias antes das eleições "não reflete uma previsão do que iria acontecer".
O diretor geral do instituto Datafolha, Mauro Paulino, disse que as pesquisas divulgadas na véspera da eleição revelavam o voto do eleitor entre sexta e sábado ao meio dia, período em que a pesquisa foi realizada, portanto, refletem a opinião do eleitor nesse momento anterior a eleição e não uma previsão do que iria acontecer. “O resultado da pesquisa não pode ser comparado com o resultado das urnas porque entre o final da pesquisa e o dia da eleição os eleitores continuam elaborando o voto'', diz a nota.
O Ibope, também por meio de nota, afirmou que não conseguiu captar a ''subida de última hora'' de Heitor Férrer. ''O Ibope Inteligência apontou corretamente todas as movimentações e tendências ao longo da campanha, incluindo a tendência de queda do candidato Moroni e o movimento de crescimento de Roberto Claudio e Elmano Freitas, o que culminou na indicação de que haveria segundo turno entre os candidatos Elmano (PT) e Roberto Claudio (PSB). Não foi captada, apenas, a subida de última hora de Heitor Ferrer'', diz a nota.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo