terça-feira, 16 de outubro de 2012

Após seis anos, Brasil e Japão se reencontram com status diferentes

Kaká e Mano Menezes no treino da seleção brasileira (Foto: Mowa Press)

Já se passaram mais de seis anos do último confronto entre Brasil e Japão, na primeira fase da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. De lá para cá, muita coisa mudou. Muita mesmo. Em especial na seleção brasileira. Por isso e também porque os japoneses conquistaram outro status, o amistoso desta terça-feira, às 9h10m (de Brasília), no estádio Miejski, em
Breslávia, na Polônia, tem um cenário completamente diferente do que qualquer um dos outros oito encontros entre os países.
Nesses duelos, a soberania brasileira foi incontestável: seis vitórias e dois empates. Mas agora a expectativa é de um jogo mais duro, como jamais o Japão pudesse imaginar. Embalado pela vitória nos minutos finais sobre a França, em Paris, na última sexta-feira, o time oriental ligou o sinal de alerta dos brasileiros. Somado a isso está um dado que mostra a alteração de patamar dos japoneses: dos 23 convocados pelo técnico italiano Alberto Zaccheroni, 14 atuam na Europa atualmente.
- A seleção do Japão tem maturidade. Nós já esperávamos por isso, porque os principais jogadores de lá atuam fora do Japão, nas ligas mais importantes, e isso reflete como evolução e tranquilidade para enfrentar qualquer jogador do mundo sem sentir. Eles ganharam da França com esse comportamento. No nível que está, não dá mais para considerar a seleção japonesa como surpresa - avaliou Mano, que esteve em Paris para acompanhar e analisar o adversário desta terça-feira.
Shinji Kagawa na partida do Japão contra o Paraguai (Foto: Reuters)
Se o Japão mudou, o Brasil também sofreu consideráveis alterações nesses mais de seis anos. Para começar, basta olhar a escalação da vitória verde e amarela por 4 a 1 no Mundial de 2006. Apenas Kaká segue no time. Ainda assim voltando agora, depois de dois anos fora. Craques como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Robinho, por exemplo, deram lugar a promessas como Oscar, Lucas e Neymar. Para piorar, a Seleção se encontra em sua pior posição na história do ranking da Fifa, em 14º lugar.
É verdade que a ausência nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, é fundamental para explicar essa queda. Mas é fato também que durante esse processo de renovação proposto por Mano Menezes a Seleção passaria por questionamentos e dúvidas. De qualquer maneira, o técnico afirma estar com 70% do grupo definido para a Copa das Confederações de 2013, a ser realizada de 15 a 30 de junho. Até lá, ele pretende manter os nomes e dar mais entrosamento.
- Já estamos sentindo entrosamento, porque o Mano procura sempre manter o grupo. Esses últimos dias tivemos a chance de fazer mais treinamentos, o que é difícil, e podemos mostrar isso nos jogos. Já dá para pensar nas competições - avaliou Hulk.
Nessa passagem pela Europa, porém, Mano teve de conviver com alguns problemas. Antes mesmo de o grupo se apresentar para o amistoso contra o Iraque (goleada por 6 a 0), na Suécia, Daniel Alves e Alex Sandro foram cortados. No último domingo, Marcelo quebrou um osso do pé direito e também foi desconvocado. Para completar, Ramires sentiu um desconforto por conta de uma sinusite e virou dúvida para o duelo com o Japão.
Como Dani Alves foi cortado, o lateral-esquerdo Adriano está improvisado na direita. O que forçou Mano, então, a improvisar na vaga de Marcelo. No treinamento desta segunda-feira, ele testou, durante atividade fechada, o zagueiro Leandro Castán e o meia Thiago Neves. A tendência, porém, é o que primeiro jogue. Já no meio, se Ramires realmente não tiver condições de jogo, o titular será Sandro, do Tottenham.
BRASIL X JAPÃO
Diego Alves; Adriano, David Luiz, Thiago Silva e Leandro Castán (Thiago Neves); Sandro (Ramires); Paulinho, Oscar e Kaká; Neymar e Hulk.Kawashima; Sakai Hiroki, Konno, Yoshida e Nagatomo; Hasebe, Endo, Kiyotake, Honda e Kagawa; Havenaar.
Técnico: Mano MenezesTécnico: Alberto Zaccheroni
Árbitro: Não divulgado
Auxiliares: Não divulgados
Local: Miejski, na Breslávia (Polônia)
Transmissão: TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.
Por Leandro CanônicoBreslávia, Polônia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo