sábado, 9 de junho de 2012

Sobral, no Ceará, recebe coleção de gravuras de Salvador Dalí

Sobral, no CE, recebe coleção de gravuras de Salvador Dalí  (Foto: Divulgação)

Parte da coleção de gravuras de Salvador Dalí está exposta ao público de Sobral e integra a Imprima Sobral 2012 – Mostra Internacional de Gravura. O município cearense é o único do país a receber as obras do artista catalão e um dos grandes nomes do surrealismo. A mostra individual “Salvador Dalí Aqui” está no Instituto Ecoa e permenece aberta até 15 de agosto.
As gravuras que estão em Sobral fazem parte da coleção de litografias “Dalí: Bíblia Sagrada”.
As peças foram encomendadas pelo amigo de Dalí, Giuseppe Albaretto, que o encarregou de realizar 105 ilustrações para a Bíblia Sagrada. As obras foram criadas entre os anos de 1963 e 1969 e impressas em 1969 por Ediciones Rizzoli, de Milão, na Itália.
'Gravados de Pastrana'
Como parte da Imprima Sobral 2012, também está exposta a coletiva “Gravados de Pastrana”, que reúne parte do acervo de artistas do Ceará, de outros estados e países. O evento ainda conta com mostra competitiva com trabalhos de 143 gravuristas de 34 países, a individual “Colagens...de fina estampa...", do espanhol José Rincón, e a coletiva Gravadores do Maciço, uma exposição itinerante com 20 trabalhos selecionados. A participação de Rincón estava prevista na abertura da individual, mas ele foi barrado ao desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins por não apresentar documentos originais.

SERVIÇO:
Exposição "Salvador Dalí Aqui" - Gratuito
ECOA - Travessa Adriano Dias Carvalho, 135 – Centro).
Horário de visitação: Terça à sexta, de 8h às 12h / 14h às 21h | sábado, de 9h às 12h / 17h às 21h | domingo, de 17h às 21h.
Do G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo