quarta-feira, 13 de junho de 2012

Marcha russa começa em paz, mas hooligans brigam em Varsóvia

confusão entre as torcidas de Russia e Polônia na Euro (Foto: EFE)

A passeata dos russos em Varsóvia nesta terça-feira, em comemoração ao Dia da Rússia, começou com um grande aparato policial e clima de paz na maioria dos 5 mil torcedores que caminharam do Museu do Exército em direção ao estádio para o duelo entre Polônia e Rússia, pela segunda rodada do Grupo A da Eurocopa. Porém,
grupos de hooligans dos dois países acabaram brigando no local que serviu de concentração depois que a marcha deixou o local e também ao redor do estádio. Cerca de 50, entre russos e poloneses, foram detidos. Três homens ficaram feridos e foram levados para um hospital próximo.
A Uefa, temendo confrontos no final da partida, vai manter todos funcionários e voluntários dentro do estádio até que a polícia local avise que não existe mais riscos. Além dos problemas registrados nesta terça-feira, outro motivo para essa atitude da Uefa é que no duelo entre Polônia e Grécia, na primeira rodada, uma voluntária teve parte do uniforme arrancado por torcedores gregos exaltados na saída do estádio.
 Um pequeno grupo de cerca de 50 hooligans poloneses tentou atrapalhar o início da passeata, mas eles foram contidos pela polícia, que destinou pelo menos mil homens para garantir a paz na passeata. O temor da organização é que os "ultras" (torcedores radicais) se infiltrassem no meio do evento para criar confusão. Porém, eles esperaram a marcha sair do Museu do Exército para iniciar uma briga no local, já sem a polícia que seguiu com a marcha. O problema maior é entre torcedores de Legia Varsóvia, da Polônia, e do Spartak Moscou, da Rússia, que cultivam uma rivalidade antiga.
A passeata começou no horário marcado (17h do horário local, 12h de Brasília). Eram esperadas 10 mil pessoas, mas a marcha contou com cerca de duas mil. A maioria absoluta dos torcedores caminhava de forma pacífica e cantando músicas de futebol.
A polícia chegou a usar bombas de efeito moral para afastar os ultras poloneses na concentração da passeata e algumas garrafas foram arremessadas de um lado para o outro. Cerca de 30 minutos depois, a passeata chegou ao estádio e a polícia separou a entrada de russos e poloneses para evitar cofrontos. A marcha acabou prejudicando o acesso dos outros torcedores ao estádio, já que parte do serviço de transporte público foi interrompido.
Por Marcos FelipeDireto de Varsóvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo