domingo, 17 de junho de 2012

Começa o último dia de votação das eleições presidenciais no Egito

Eleitores buscam seus nomes em um colégio eleitoral de Cairo neste domingo (17). Votação irá determinar primeiro presidente eleito democraticamente no país. (Foto: REUTERS/Suhaib Salem)

Os colégios eleitorais no Egito foram abertos às 8h deste domingo (17) (3h, no horário de Brasília) para o segundo e último dia de votação do segundo turno das eleições presidenciais do país.
Cerca de 51 milhões de egípcios foram convocados às urnas para escolher o primeiro
presidente da democracia do Egito. O pleito é disputado pelo islamita Mohammed Mursi e o general reformado Ahmed Shafiq, último primeiro-ministro do regime do ex-ditador Hosni Mubarak. O primeiro turno ocorreu no final de maio.
Os egípcios vão às urnas em um clima de incerteza política após a invalidação das eleições legislativas vencidas pelos islamitas. A decisão da Corte Constitucional de invalidar esses resultados por uma brecha na lei eleitoral foi descrita pelos islamitas e por forças políticas do movimento revolucionário como um verdadeiro "golpe de Estado" orquestrado pelos militares no poder.
O canal estatal do país mostrou imagens de filas de eleitores em colégios em Suez (ao Leste do Egito) e na província de Guiza, que abrange parte da capital egípcia Cairo. Mais de 14 mil fiscais supervisionam o processo nos 13.100 colégios eleitorais de todo o país.
Durante o sábado (16), o primeiro dia do segundo turno das eleições presidenciais, o movimento de eleitores em diferentes bairros de Cairo foi relativamente menor que no primeiro turno, realizado há três semanas, com poucas filas de egípcios esperando para depositarem seus votos.
Da EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo