terça-feira, 19 de junho de 2012

Açudes em regiões secas do Ceará estão com 20% do volume, diz Cogerh


Famílias do Ceará correm o risco de ficar sem água porque alguns reservatórios que apresentam volume abaixo de 20% estão em regiões que sofrem com a seca, segundo a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). No entanto, técnicos avaliam que o volume de água nos açudes do estado ainda é considerado bom.
Segundo a Cogerh, das mais de 2 mil comunidades no estado,
14 estão em situação crítica, e 70 correm risco de ficar sem abastecimento até o fim do ano.
Com a estiagem, os níveis dos açudes baixaram muito. Para evitar problemas no abastecimento de água em Fortaleza, a Cogerh diz que o governo pretende entregar o eixão das águas no próximo semestre. Com o eixão, a água sai diretamente do açude Castanhão para a bacia metropolitana. Então, essa integração de bacias é que dá a segurança para o abastecimento de Fortaleza
A situação em outras regiões do estado é mais preocupante. Muitos açudes estão com menos de 20% da capacidade. Em Quiterianópolis, no Sertão dos Inhamuns, o açude Colinas, que abastece a sede do município, está com 18% da capacidade.
Outros açudes com baixo volume são: Madeiro (11,41%), em Pereiro, (serra do Pereiro); Jenipapeiro (10,41%), em Baixio; Pirabibu (14,83%), em Quixeramobim (Sertão Central) e Várzea do Boi (17,19), em Tauá (Sertão dos Inhamuns).
Segundo a Cogerh, o abastecimento para irrigação para essas áreas terão de ser reduzidas em relação ao ano anterior para que se economize água e se possa chegar até a próxima quadra chuvosa.
Situação confortável?
É do açude Gavião, em Pacatuba, que sai toda a água que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza. Na estação de tratamento do açude, a água é tratada, depois distribuída a cerca de 3,5 milhões de pessoas. Mesmo em períodos de seca, como agora, o açude está com 94% da capacidade.

Aparentemente parece ser uma situação confortável, um açude com quase 100% da capacidade de armazenamento. Mas não pode servir de parâmetro porque, segundo a Cogerh, é o menor reservatório de água da Região Metropolitana de Fortaleza. Quem garante o abastecimento de água de toda a região são açudes maiores interligados ao Gavião.
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo