Um juiz americano condenou nesta quinta-feira (5) a 25 anos de prisão o traficante de armas russo Viktor Bout, também conhecido como "o mercador da morte", por conspiração para a venda de armamento às guerrilhas antiamericanas na Colômbia.
Bout, de 45 anos, acusado de vender armas a ditadores e grupos rebeldes nos mais sangrentos conflitos em todo o mundo, inspirou o personagem protagonizado por Nicolas Cage em "O Senhor das Armas" (2005).
Bout se declarou inocente durante o julgamento. Ele foi detido em Bangcoc, na Tailândia, em 2008 por uma operação da Agência Anti-Drogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês) e extraditado aos EUA dois anos depois para enfrentar acusações.
A juíza federal de Nova York Shira Scheindlin rejeitou o pedido da promotoria de prisão perpétua e decretou que "25 anos são suficientes" para os crimes cometidos por Bout, considerado culpado no dia 2 de novembro passado.
Em sua últimas palavras antes de conhecer a pena, Viktor Bout, conhecido como o maior traficante de armas do mundo, afirmou ser inocente e que "jamais desejou matar alguém".
"Deus sabe a verdade. O tempo responderá por mim", disse Bout, vestido com uniforme de prisioneiro, sob os olhares da mulher e da filha, sentadas na segunda fila do tribunal.
Fonte: AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário