quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mais de 10 mil sites se somam a protesto contra lei antipirataria dos EUA

Como prometido, versão em inglês da Wikipedia iniciou blecaute nesta quarta-feira 

A versão em inglês da Wikipédia, enciclopédia colaborativa online, saiu do ar às 3h (horário de Brasília, meia-noite no horário de Washington, nos Estados Unidos) desta quarta-feira, em protesto contra lei antipirataria que está em discussão no Senado americano.
A proposta da Wikipédia é ficar fora de serviço durante 24 horas.
Jimmy Wales, um dos fundadores da enciclopédia, disse que a medida deve afetar até 25 milhões de pessoas em todo o mundo, já que esse é o número de visitantes que o site recebe todos os dias, segundo dados da consultoria comScore.
A versão em português da Wikipédia não ficou fora do ar, mas estampou na página inicial um comunicado criticando a lei antipirataria em discussão nos Estados Unidos. "A Wikipédia precisa da internet para continuar livre. Os projetos de lei SOPA e PIPA ameaçam as wikipédias em todos os idiomas".
O Google, por sua vez, publicou a seguinte mensagem em sua versão em inglês: 'Diga ao Congresso que não censure a internet'.
Chamada de SOPA, da sigla para Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria online, em tradução livre), a lei tem reforço de representantes da indústria de cinema e de música do país que querem evitar a perda de vendas de seus produtos distribuídos gratuitamente na web.
O projeto responsabiliza os sites pelo conteúdo publicado ou distribuído ilegalmente pelos usuários, sugerindo que as empresas encontrem meios para impedir a pirataria. As penas incluem fechamento do site e até cinco anos de prisão.
Hoje, mais de 10 mil sites se somaram ao protesto virtual. A iniciativa é um projeto da organização sem fins lucrativos Fight for the Future, que procura impedir o projeto de lei conhecido pela sigla Sopa (Stop Online Piracy Act), em sua versão na Câmara de Representantes, e Pipa (Protect Intellectual Property Act), no Senado.
O principal autor da iniciativa na Câmara e presidente do comitê, o republicano Lamar Smith, disse que a Sopa procura proteger consumidores, negócios e empregos "de ladrões estrangeiros que roubam propriedade intelectual dos EUA".
A Casa Branca se opõe à medida em sua versão atual por considerar que esta poderia suscitar processos contra empresas cibernéticas e prejudicar negócios legítimos, além de atropelar o direito à liberdade de expressão.
Fonte:Jornal do BrasilCom agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo