sábado, 7 de janeiro de 2012

Com greve da polícia, presos são retirados das delegacias de Fortaleza

Contagem dos presos antes da transferência para a Região Metropolitana de Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Duzentos e cinquenta presos vão ser transferidos das delegacias de Fortaleza nesta sexta-feira (6) para presídios da região metropolitana. “A medida é para aliviar a situação carcerária nesse momento de greve dos policiais civis, mas já estava prevista porque há muito tempo as delegacias estavam com superlotação”, afirma o delegado Jairo Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada.


Detentos são transferidos em ônibus do Governo do Estado (Foto: Patrícia Nielsen/TV Verdes Mares)

Segundo Jairo Pequeno, 45 detentos da Delegacia de Capturas, no Centro, foram os primeiros a ser transportados em ônibus no começo desta tarde e a previsão é de que a transferência seja concluída à noite. Todos os presos serão filmados e cadastrados na Delegacia de Capturas e, de lá, vão ser encaminhados e divididos entre quatro Casas de Privação Provisória de Liberdade e o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, em cidades próximas de Fortaleza.
O delegado informou que, atualmente, 650 presos estão nas delegacias de Fortaleza. "O esvaziamento das delegacias é, inclusive, uma das reinvidicações dos policiais civis que estão em greve", completa.
Acordo
Na manhã desta sexta-feira (6), terminou sem definição uma reunião entre Governo do Estado e Sindicatos dos Policiais Civis (Sinpoci), na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). O sindicato informou, em nota, que vai esperar retorno do governo sobre nova proposta entregue no encontro para deliberar sobre os rumos do movimento.

A proposta elaborada pelo Sinpoci nesta quinta-feira (5) e levada à PGJ pelo presidente da OAB-CE pede a não punição ao policial civil que participa do movimento grevista desde julho de 2011; devolução do dinheiro dos 199 policiais civis que tiveram seus salários descontados no início do mês de dezembro de 2011; alteração do artigo 35, referente às promoções a policiais civis que tenham nível superior; hora-extra constitucional; extinção do serviço extraordinário e reajuste salarial para que policiais civis ganhem o equivalente a 60% do subsídio de um delegado, que é R$ 7.500.
Confronto com Exército
Na madrugada desta sexta, o Exército retirou grevistas da sede da Delegacia Geral da Polícia Civil e ocupou a entrada do prédio, mas os manifestantes retornaram ao local, onde permanecem  concentrados. Soldados também foram mobilizados para fazer a segurança das delegacias com início da greve dos policiais civis na terça-feira (3), poucas horas antes do fim da paralisação dos policiais militares, iniciada no dia 29 de dezembro

O Sinpoci orientou a categoria a parar 100% dos serviços. Segundo a presidente do Sinpoci, Inês Romero, a categoria volta as atividades apenas quando tiver as reinvindicações atendidas. “Por que os PMs têm a pauta atendida e a gente não? Vamos continuar sim”, disse Inês, informando que não foi avisada sobre a reunião entre governador.
Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo