segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mergulhos acrobáticos na Praia de Iracema

Pular da ponte já virou tradição para os jovens  (FOTOS GABRIEL GONÇALVES
)

Quem conhece a ponte Metálica, chamada de ponte Velha, sabe que o hábito de realizar pulos da sua estrutura para mergulhar no mar é antigo e reune muitos jovens, principalmente nos fins de semana. 

No fim da manhã nublada de domingo, havia um ‘pulador’ solitário. Mas com poucos minutos de conversa com aqueles que estão sempre lá, os pescadores amadores, a chegada dos grupos de adolescentes, em sua maioria, é anunciada pelo barulho das risadas.

É com a mesma rapidez que chegam que eles se preparam, pegam impulso e lançam o corpo no vazio que separa a ponte do mar. A profundidade depende da maré, mas pode chegar a sete metros. Já o pulo varia de quatro a seis metros.

Ao se jogarem no mar, acrobacias começam a serem testadas e os desafios lançados entre amigos. Pulos de locais mais altos, como a “mesinha” ou o “passatempo” provam a audácia deles, na maioria, rapazes.

São eles, nos intervalos curtos de um pulo e outro, que comentam que a diversão está sendo compartilhada por mais gente, pessoas “de fora” do bairro.

E a urbanização do calçadão e a interdição da Ponte dos Ingleses são alguns dos prováveis motivos para que as visitas à ponte Metálica tenham aumentado. E com as visitas, a vontade de experimentar o que já é diversão para os outros.

Pular parece fácil, mas subir depende dos recursos disponíveis. Existe uma grande corda laranja, que pede força e um pouco mais de condicionamento físico. Mas é quando a escada dos pescadores está disponível que a subida fica melhor. Como só a colocam quando vão pescar, alguns a alugam ou emprestam.

Eron Mota, 14, e Pedro Lucas, 11, estavam entre aqueles que pulavam e subiam repetidas vezes. Os dois conhecem bem a praia, pois durante a semana treinam triathlon no aterrinho da Praia de Iracema. Assim, o mar é parceiro para o esporte que dá novas perspectivas e para o lazer.

Segundo o Capitão Campos, do Corpo de Bombeiros, há perigo de afogamento e lesões com os pulos, pois existem pedras na área e as colunas são repletas de cracas cortantes. Por isso, ele alerta que não se incentiva a prática.

O POVO relevou, em matéria publicada em outubro deste ano, que projetos da Prefeitura pretendem construir um mirante próximo à ponte Metálica para os visitantes, interditando a caminhada em sua estrutura danificada.

Sem data para início, as obras seriam finalizadas até dezembro de 2012.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA
A ponte mais bonita e bem cuidada é a dos Ingleses, mas muitos a chamam de Metálica. Nome emprestado pela ponte do lado, conhecida como ponte velha, que completou 105 anos em 2011. Local dos pulos e da pesca na Praia de Iracema.

Samaisa dos Anjos
samaisa@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo